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Clube + YouTube

Deixa Fluir: para as mulheres estarem em paz

23.10.22

O Clube de Criação e o YouTube Works, premiação do YouTube, estão juntos realizando uma curadoria de cases que utilizaram a plataforma de maneira criativa, eficaz e inovadora. Nestes dias de Festival do Clube de Criação, estamos apresentando alguns trabalhos finalistas ou premiados no 47º Anuário da entidade.

Agora é a vez de “Deixa Fluir”. Com o objetivo de ajudar a naturalizar os fluidos vaginais presentes no cotidiano de toda mulher em idade fértil, as marcas de produtos para higiene íntima Sempre Livre e Carefree apresentaram um movimento que colocou à prova a capacidade do YouTube de unir pessoas em torno de um propósito e ampliar o debate para grandes audiências.

“'Deixa Fluir” foi o vencedor do Grand Play, o Grand Prix da terceira edição do YouTube Works, realizado em setembro (leia aqui). A ação foi vitoriosa em duas categorias: Business Impact (que reconhece as campanhas que mais geraram resultados para o negócio, tanto em construção de marca quanto em vendas) e Social Impact (reconhece campanhas que geraram uma modificação de comportamento e/ou mindset, contribuindo para a construção de uma causa social. São cases que, por meio do YouTube, se provaram indispensáveis à diversidade, à inclusão e à causa ambiental).

A campanha parte do contexto de que muitas meninas ainda são ensinadas a esconder questões que envolvam a vagina. A proposta da campanha é encorajar mais diálogos sobre a saúde feminina e contribuir para normalizar muco, suor, menstruação e outros fluidos, mostrando que eles são naturais e estar confortável com eles também deve ser.

O filme "Deixa Fluir", criado pela Wunderman Thompson, é embalado pela música "Banho", gravada por Elza Soares em 2018 e interpretada por Bruna Black (participante do "The Voice" em 2020). As cenas fazem alusão ao corpo feminino e exploram a discussão sobre a relação da mulher com seu corpo.

Falar sobre saúde feminina como um todo é essencial para que as mulheres entendam o funcionamento do próprio corpo e, nós, como marcas presentes na rotina de muitas delas, precisamos começar essa conversa", destaca Cristina Santiago, diretora de marketing da Johnson & Johnson Consumer Health.

Deixa Fluir é um convite de Carefree e Sempre Livre para que as mulheres fiquem em paz com seus fluidos, e para que cada vez mais a saúde feminina seja livre de tabus, vergonha ou preconceito", pontua Keka Morelle, chief creative officer (CCO) da agência.

O movimento também abordou a delicada questão da dignidade menstrual. Um estudo mencionado pela marca, elaborado com o Instituto Kyra, indicou que, a cada dez mulheres, quatro convivem com a questão da pobreza menstrual, direta ou indiretamente. Mostrando que a ação vai muito além da campanha, a marca firmou parceria com o Unicef, que começa com a doação de cerca de 400 mil absorventes para meninas e mulheres brasileiras.

Esse case é referência em muitos aspectos, pois utiliza a capacidade do YouTube de reunir comunidades em torno de propósitos, e faz isso numa escala sem precedentes. Por isso, ele é uma ferramenta tão poderosa para divulgar a visão das marcas Johnson & Johnson sobre a naturalização dos fluidos e dignidade menstrual em larga escala”, define José Lucas de Paula, Head of Creative Works do Google.

Segundo ele, o case também merece atenção pela construção do ecossistema de vídeo, que fez com que essa conversa fosse customizada até o nível do indivíduo. “Com uma estratégia de sequenciamento e de otimização, via experimentos, eles construíram mensagens que iam desde o propósito da marca, até benefícios de produto ou informações sobre projetos de dignidade menstrual, acompanhando as pessoas numa jornada personalizada de naturalização de fluidos”, finaliza.

Confira aqui um filme que apresenta o case:

Leia e veja o case anterior, “Respeito ao Tempo”, aqui.

Nesta segunda-feira, 24, destacaremos outro case e suas curiosidades. Aguarde!




Este conteúdo é um publieditorial do YouTube no Clubeonline. O “Pin” que marca esta nota, no alto à direita, quando vista na home, é uma identificação por este material ser diferenciado.

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