arrow_backVoltar

Code my Crown

Dove lança guia para codificar penteados negros em games

21.11.23

A marca de produtos de beleza Dove e a Open Source Afro Hair Library, comunidade de artistas que criam representações da negritude na mídia digital, lançam "Code my Crown", um guia gratuito de instruções para programadores e desenvolvedores codificarem penteados negros em 3D de forma mais diversa e realista, com o objetivo de garantir mais representação no universo virtual dos jogos.

Qualquer pessoa pode baixar o guia gratuitamente aqui.

Apesar de todos os avanços tecnológicos na indústria de games, a representação de cabelos texturizados continua a ser limitada e muitas vezes altamente estereotipada. Segundo a marca, 85% dos jogadores negros acreditam que os games representam mal a textura do cabelo.

"No mundo real, há uma variedade incrível de estilos de cabelo negros. Mas isso raramente se reflete nos jogos. Quando o cabelo preto está ausente dos games ou é consistentemente de baixa qualidade, isso comunica que os jogadores negros e nossa cultura são uma reflexão tardia, que nossas histórias não valem a pena ser contadas", lamenta A. M. Darke, fundador da Open Source Afro Hair Library.

Em resposta ao dado de que 74% dos desenvolvedores desejam desempenhar um papel na promoção de uma melhor representação de cabelos texturizados em games e aprender como codificar cabelos texturizados, a Dove e a Open Source Afro Hair Library identificaram os principais penteados texturizados ausentes ou mal representados nos games.

Juntos, recrutaram uma equipe de artistas, animadores, programadores 3D e acadêmicos negros de todo o mundo para desenvolver 15 esculturas de cabelo originais, que podem estabelecer a base para centenas de cabelos virtuais. 

Cada escultura vem com instruções passo a passo, mapeamento fotográfico de 360 graus e visão cultural para que qualquer desenvolvedor, de qualquer lugar, possa modelar e representar melhor cabelos e estilos texturizados no mundo digital.

A Dove é cofundadora da plataforma The Crown Act, que apoiou a aprovação da Lei Crown nos EUA, que protege contra a discriminação capilar com base na raça nos locais de trabalho e escolas públicas. A marca defende também a ampliação do esforço para o mundo virtual, educando e capacitando os desenvolvedores de games para criar uma representação mais diversificada e inclusiva de meninas e mulheres em jogos, como parte das iniciativas contínuas da Dove Real Virtual Beauty.

"Na Dove, acreditamos que cada pessoa deve ver sua beleza representada no mundo ao seu redor – isso não é diferente no mundo virtual", comenta o brasileiros Leandro Barreto, vice-presidente sênior global da marca Dove, que está na ficha técnica da campanha.

O projeto foi criado juntamente com a equipe da Edelman Espanha, Londres e EUA. Na FT também estão os brasileiros Albert Botelho, creative concept designer, Thiago Campos, associate creative director.

Code my Crown

/