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Mercado Livre e Feira Preta resgatam valor dos afroblocos do Carnaval
Para ampliar o apoio ao afroempreendedorismo, o Mercado Livre lançou uma coleção especial de Carnaval em parceria com a Feira Preta. A plataforma convidou três criadores negros, que fazem parte da feira, para desenvolverem peças que resgatam a origem do abadá e que valorizam a ancestralidade da cultura preta na festa.
A “Coleção Abadá” é inspirada nos afroblocos que carregam a história do Carnaval brasileiro. As peças estão disponíveis na loja da Feira Preta no Mercado Livre, cujas vendas serão revertidas para as próprias marcas e para o Instituto Feira Preta.
Ao ouvir a comunidade negra na plataforma, formada por colaboradores e parceiros como a Feira Preta, a empresa identificou a oportunidade de iniciar um diálogo sobre a origem do Carnaval e o papel do empreendedorismo e dos afroblocos na maior das festas brasileiras.
Pesquisadores ajudaram a identificar e celebrar a origem e os símbolos dessa cultura através da moda. Elemento central dessa narrativa, o abadá foi resgatado pelas marcas Nazura Art, Casa Cléo e Studio Aurum, que criaram nove peças inspiradas em afroblocos nacionais.
Com isso, a coleção valoriza também o legado do povo negro na construção do Carnaval. “Essa é uma manifestação cultural e popular de muita riqueza, de resistência do povo preto e de celebração da nossa ancestralidade, e deve ser visto como tal. A partir do momento em que o Carnaval passou a ser visto como um grande projeto comercial, movimentando bilhões de reais, a população negra deixou de ser protagonista e passou a ocupar apenas os bastidores deste evento”, analisou Adriana Barbosa, CEO da PretaHub.
Campanha
O uso que foi dado ao abadá ao longo dos anos está na comunicação criada pela GUT para a parceria entre Mercado Livre e Feira Preta (veja mais abaixo). O filme conta esse lado pouco valorizado da história, trazendo visibilidade para marcas e empreendedores negros. Essa é a primeira campanha do Mercado Livre feita para o Carnaval .
“Desde 2018, fortalecemos o afroempreendedorismo na América Latina, por meio da inclusão digital, da geração de renda e da valorização da cultura afro. Atuamos em parceria com a PretaHub para democratizar oportunidades e reduzir desigualdades sociais e geográficas”, explicou Laura Motta, gerente sênior de sustentabilidade do Mercado Livre.
Apoio
Ao reconhecer o papel fundamental que os afroblocos desempenham e a resistência da cultura preta em um carnaval cada vez mais embranquecido, o Mercado Livre decidiu também apoiar financeiramente três blocos que deixaram de desfilar por falta de recursos. Desse modo, a empresa dá o impulso para que se reestruturem ao longo deste ano e que voltem às ruas do Rio de Janeiro em 2024.
“Enquanto o abadá virava símbolo de um carnaval cada vez mais branco e elitizado, vários afroblocos, que ajudaram a moldar a festa como ela é, ficaram pelo caminho por falta de recursos”, afirmou Erick Willmer, diretor de arte da GUT São Paulo.
Os selecionados para receber apoio do Mercado Livre são o Afoxé Maxambomba, um dos mais notáveis da baixada fluminense e que está inativo desde 2015; o Tafaraogi, movimento afro pioneiro na zona oeste carioca, cujo último desfile também foi há oito anos; e o bloco Olodumaré, que tem influência do baiano Olodum e que não desfila desde 2019. Esses blocos inspiraram as peças das marcas que assinam a Coleção Abadá.
Ficha Técnica
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Mercado Livre
Produto: Carnaval
Títulos: Diversidade Abadá
Duração: 1x45" + 1x15" + 1x6" (hero) | 1x45" + 3x15" (filmes empreendedores)
Território: Brasil
ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Directors: Rapha Borges e Tiago Abreu
Creatives: Erick Willmer, Felipe Farah, Matheus Franzoni, William Santos e Kayran Moroni
Managing Director: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Regional Account Director: Natalia Noya
Account Director: Raphaela Guillen
Account Manager: Giovanna Falvino
Account Supervisor: Mateus Carvalho, Caio Palmeira
Head of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Rafael Trevisan, Mercedes Barusso
Strategy Manager: Bruno Facundes, Eloá Fernandes
Strategy Supervisor: Angel Pinheiro
Head of Content: Patrícia Moura
Content Manager: Bruce Vital
Social Strategists: Isabella Ribeiro, Marcos Vinicius, Jaqueline Lima
Head of Media & Data: Douglas Silveira
Media Director: Dennis Grassi
Media Manager: Laura Cardeal
Media Coordinator: Alinne Lopes
Media Assistant: Dayanne Veríssimo
Head of Operations: Mariane Goebel
Head of Production: Julia Ramos
Production Manager: Milaine Almeida
Producer:João Pedro Alfonso
Produtora de imagem: Dogs Can Fly
Direção: Paulo Nascimento
Diretor Executivo: Thiago Balma
Produtor Executivo: Ricardo Whately
Head de Publicidade: Claudio Tolentino
Gerente de Projetos: Niry Usha
Assistentes de Projetos: Luja Casaro e Filippi Mazutti
Coordenador de produção: Rogério Maestro e Filipe Bezerra de Andrade
Assistente de Coordenação de Produção: Valquíria Lapa
Diretora de produção: Camila Abade
1a Assistente de Direção: Júlia Conatti
2o Assistente de Direção: Calebe Corrêa
Coordenação de Pós: Paula Oliveira Solano
Assistente de Coordenação de Pós: Igor Luís
Montagem: Caetano Drumond e Henrique José
Finalização: Safari Post
Color: Erick Moraes
Motion: Bruno Malaco
Direção de Fotografia: Gabriel Risso Bianchini
Diretora de Arte: Nicole Fraga
Elenco: Ana Paula dos Santos Soares, Felipe Henrique de Oliveira, Fernanda Galindo dos Santos,
Layana Bastos da Silva, Marcelo Justino Generoso, William Duarte Lucas
Produtora de Figurino: Carla Stela Santos
Maquiadora: Jaqueline Leandro
Produção de Áudio: Hefty
Produtor: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa.
Atendimento: Debora Carvalho e Bruna Mariana
Coordenação: Larissa Duarte e Susi Rodrigues
Empreendedores - Coleção
Aurum - Augusto Ribeiro da Costa
Casa Cleo - Cleonice Dias
Nazura Art - Nathalya Victoria Lima dos Santos
Blocos de Carnaval
Bloco Afoxé Maxambomba
Bloco Olodumaré
Bloco Tafaraogi
Aprovação do cliente
Thais Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira, Laura Balzan