Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Questione tudo (por Mauricio Mazzariol)
Questione tudo! Começando por este texto. É muito engraçado quando vejo a quantidade de gente que tem respostas prontas pra tudo no mundo da propaganda. A primeira coisa que passa pela minha cabeça é o que o Mike Tyson disse uma vez: Todo mundo tem um plano até levar um soco na cara.
Tem sempre alguém na sala de reunião pronto pra professar o futuro da propaganda, alguém que sabe o que está errado, alguém com um argumento vazio mas que colocado da forma certa pode matar ideias excelentes. Tem alguém agora mesmo fazendo uma dessas coisas. Garantido - mas pode questionar.
Criativos são inseguros por natureza - obviamente é uma generalização, e como dizia o Sérgio Valente na DM9 Toda generalização é burra. Mas a verdade é que muitos que eu conheço e admiro são. E muitas vezes, pra mim, isso é sinal de inteligência. Não deve ser um problema, contanto que se mantenha o senso crítico. Sempre.
Correndo o risco de ser pretensioso, mas com zero intenção, eu estava na W+K quando o Dan Wieden disse que achava o humor de Old Spice piada de peido. Ele foi humilde de reconhecer o erro, mas nem sempre isso acontece. A verdade é que existe pelo menos uma pessoa que gosta do que você gosta. Então ninguém está totalmente errado nunca. A contra-partida é que se você só sabe fazer algo que uma pessoa gosta, talvez seja hora de reavaliar os critérios. Auto-questionamento também é questionamento. Ser criativo não é tudo em propaganda. Talvez seja menos da metade. É importante saber defender o trabalho. E estar pronto pra se blindar dos sabe-tudo corporativos. Se você trabalha em propaganda, pode ter certeza que vai encontrar um. E pode acreditar que não é fácil saber quando uma opinião faz sentido e quando não faz.
Defender é uma arte! Mas questionar é o começo dela.
A verdade é que ninguém tem a resposta para tudo. Mas isso também é questionável.
Charles Bukowski: 'The problem with the world is that the intelligent people are full of doubts, while the stupid ones are full of confidence.
Mauricio Mazzariol - Consultor de Moda Canina e Associate Creative Director na The Martin Agency (Richmond-VA)
Leia o texto anterior do Mazzariol aqui.