A
Final Frontier se tornou a primeira empresa de produção internacional instalada permanentemente na
China (Xangai), representando uma lista de talentos mundiais de
animação (15 estúdios, incluindo o estúdio brasileiro
Le Cube), oferecendo serviços de 2D, 3D,
motion graphics, stop-motion, efeitos visuais, simulação de fluídos e partículas,
mixed media, bem como música e
sound design para animação e videogames. Comerciais inteiramente animados são uma raridade nas campanhas chinesas e os serviços de animação são escassos no país. A
Final Frontier viu nesse cenário uma oportunidade, como contamos no
Clubeonline, em março passado
(leia aqui). A FF foi fundada pelo sócio e produtor executivo
Gustavo Karam, antes ligado apenas ao
Le Cube.
Agora, a
Final Frontier apresenta um de seus primeiros projetos feitos na China, com participação especial do animador
Daniel Semanas em algumas cenas. O novo trabalho foi criado pela
R/GA Xangai para a
Nike China’s High School Basketball League (Nike HBL), para marcar a competição
Greater China Invitational Finals.
"The Road" (vídeo abaixo) convida os fãs a viverem uma jornada animada e escolher sua própria aventura dentre
700 histórias possíveis e uma variedade de recursos personalizáveis, desde as cores das camisetas até a posição na quadra. Os usuários podem criar um diário de basquete e um pôster da equipe, compartilhável.
A HBL é uma plataforma de basquete relativamente nova na China, e o interesse por ela está em ascensão.
Tao Dong, diretor digital da plataforma, disse que a ambição da HBL é expandir ainda mais a liga juvenil e inspirar atletas, dando a eles uma ideia de como é participar. A equipe da R/GA de Xangai trabalhou de perto com jogadores, treinadores e torcedores de
Pequim, Xangai e Taiwan, a fim de identificar experiências compartilháveis. A partir disso, renderizações de momentos cruciais, dinâmicas de equipe, frases-chave e técnicas de jogo foram criadas em colaboração com a
Final Frontier e dirigidas pela
Le Cube.
“
Para incorporar todas as experiências possíveis, foram produzidos 210 segundos de animações 2D de alta qualidade, compostas por 39 cenas, que juntas expressam toda a energia, entusiasmo e destemor que um atleta da HBL pode sentir”, comenta
Karam. “
Fizemos todo o caminho para que os momentos, locais e personagens parecessem autênticos e familiares aos que os jovens atletas experimentam na vida real”, diz.
Veja mais
aqui e
aqui.
Também vale registrar que no The Motion Awards, competição anual do site Motionographer, de Justin Cone, o Le Cube venceu na categoria Commercial - Social Media, com projeto criado pela DM9DDB para McDonald's, que reuniu um collab de vários artistas latinos de animação. Apenas um trabalho vence em cada categoria. Confira todos os vencedores aqui.