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Com você, a gente cuida

Consul quer dialogar com consumidor nordestino

14.07.21

A marca de eletrodomésticos Consul apresenta campanha para o Nordeste do Brasil, com foco nas máquinas de lavar roupas, categoria que tem penetração de 66% no país, mas apenas de 34% na região.

O esforço "Consul. Com você, a gente cuida" foi desenvolvido em parceria com a Estúdio Eixo, responsável pela pesquisa com consumidor e cocriação da estratégia, e com a BFerraz, que assina a criação e a produção da comunicação. Ambas as empresas fazem parte do grupo B&Partners.co.

O estudo foi realizado em oito cidades do Nordeste, com o objetivo de conhecer os hábitos de lavar roupa e de realizar as tarefas domésticas.

"As pessoas são movidas por aspectos que, na maioria das vezes, são culturais, por isso não podemos ter uma estratégia padrão. Da pesquisa feita, saíram insights importantes que direcionam toda a nossa campanha, que propõe uma comunicação mais humanizada e leva em consideração as particularidades regionais", ressalta Allyne Magnoli, diretora de marketing da Whirlpool, dona da marca Consul.

A pesquisa identificou que as mulheres nordestinas, em geral, dividem as tarefas de casa com seus companheiros, mas, quando a tarefa é lavar a roupa existe um significado maior.

"É sobre a dignidade que a roupa limpa representa. Descobrimos que a roupa limpa, muitas vezes engomada, cheirosa e bem cuidada, tem um valor enorme para o consumidor nordestino. Isso tem a ver com a construção sociocultural da região, com a cultura das lavadeiras, que representavam a máxima qualidade da lavagem. Tem a ver também com os aprendizados orais, passados de geração para geração. É um cuidado que envolve a ancestralidade e a cultura local, mas sem romantizar as questões relacionadas ao trabalho doméstico feminino", detalha Kika Brandão, head da Estúdio Eixo.

Com identidade visual que aposta em cores quentes e vibrantes, o filme (assista abaixo), dirigido por Juh Almeida, traz elenco e narração de mulheres que representam diversos estados da região Nordeste.

Como elemento principal da identidade, a campanha traz o cobogó para compor as artes. "Os cobogós são elementos vazados, normalmente feitos de barro ou cimento, comuns em áreas de serviço e entrada das casas, porque favorecem a luminosidade e ventilação, que por sua vez ajudam na secagem das roupas. A peça é um forte ícone cultural da região Nordeste, presente na arquitetura de muitas casas até hoje. É uma estética que une a tradição com o moderno, e inspirou a nossa interpretação do tema e estudo de grafismos", pontua Enricco Benetti, CCO & Partner da BFerraz

No digital, o esforço contará com a participação de "influenciadoras" como Maíra Azevedo/Tia Má (Bahia) e Dinah Moraes (Ceará).

Ficha Técnica:

Agência: BFerraz
Cliente: Whirlpool
Produto: Lava-roupas
Campanha: Com você a gente cuida
CEO: Bazinho Ferraz
CCO: Enricco Benetti
COO: Ligia Vulcano
VP Business: Carolina Pellicano
Diretor de Criação: André Kovadloff
Criação: Luiza Sá Guimarães, Renato Tagliari, Douglas Dimitrov
Estratégia: Estúdio Eixo, Kika Brandão,Filipe (Fil) Alberto, Alexandre Pereira, Marina Simões
Head of Business: Cristina Pazetti
Account Manager: Bruna Gracitele
Gerente de Projetos: Paula Lopes
Head de Mídia: Fernando Honda
Estratégia de Conteúdo: Enrico Madrulha, Leonardo Sorreano
Head de Produção Audiovisual: Patricia Oliva
Gerente de Pré-produção: Christina Araújo
Coordenador de Pré-produção: Luiz Sesti
Cliente: Allyne Magnoli, Gabriel Silva, Gabriella Rosa, Carolina Santos
Ilustração/3D: Estúdio Ícone
Produtora do Filme: Pródigo Filmes
Direção de Cena: Juh Almeida
Produção Executiva: Francesco Civita, Chico Pedreira, Ana Chrysostomo e Rebeca Broncher
Direção de Fotografia: OG Cruz
Foto Still: Maiara Cerqueira
Produtora de Som: S de Samba
Produtor: Diego Guimarães
Coordenação: Equipe S de Samba
Atendimento: Tatiana Ornellas

Com você, a gente cuida

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