arrow_backVoltar

Companhias aéreas

Veja ranking de reclamações

05.02.14


O site Reclame Aqui divulgou o ranking de 2013 de reclamações relativas a empresas aéreas. A TAM ficou em primeiro lugar, com 9913 reclamações, seguida pela Gol, com 6082, e pela Azul, com 3312. As três primeiras posições são as mesmas de 2012.



De 2012 para 2013, o número de reclamações total aumentou mais de 50%, de 14.722 para 22.141. "Um dos motivos para esse aumento considerável é a entrada do consumidor da classe C nos aviões e, também, na internet", afirma Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui.



O presidente também salienta a dificuldade das companhias aéreas em tratar os problemas dos consumidores. "Aumentou o volume de viajantes, mas parece que diminuiu a capacidade das empresas de atendimento nos seus canais oficiais", afirma.



Muitas das reclamações se referem a remarcações de passagem e atrasos em voo. De novembro de 2013 até a primeira quinzena de janeiro de 2014, foram 2.276 registros por esses motivos. "Quando você vai fazer a remarcação de um voo você quase cai de costas. O consumidor fica indignado", diz Vargas.



As reclamações sobre empresas aéreas estão atualmente em 11° lugar no Reclame Aqui, atrás de lojas virtuais, telefonia celular, bancos e outros. Mas já esteve em 18°, o que indica um forte crescimento no setor. 



A TAM informou, em nota, que atende a "todos os casos relatados por seus clientes, incluindo o Reclame Aqui, mas que seus canais oficiais são o Procon e o serviço Fale com a Gente (SAC), que pode ser acessado por telefone, site e redes sociais". A empresa disse ainda que houve uma diminuição de 5% nas reclamações no Procon em relação a 2012.



A Gol, também em nota, disse que, dos 40 mil contatos recebidos por mês pelo SAC, apenas 20,5% são reclamações. "Para minimizar este índice, a Gol zela pela transparência e mantém diversas iniciativas e facilidades em todos os pontos de contato com seus clientes". Afirmou também que, desde o cadastramento no Reclame Aqui, em 2011, a Gol é única companhia aérea brasileira com avaliações entre "Bom" e "Ótimo".



Já a Azul afirmou que, "embora os índices levantados pela reportagem não sejam ideais, a companhia ressalta que existe uma série de fatores que podem impactar na regularidade e pontualidade de suas operações". Eles citam como exemplo questões meteorológicas e problemas de infraestrutura em alguns aeroportos.



Confira os rankings:



2013



1) Tam - 9,9 mil reclamações



2) Gol - 6 mil



3) Azul - 3,3 mil



4) Avianca Brasil - 843



5) Passaredo - 469



6) American Airlines - 454



7) Alitalia - 357



8) Tap - 254



9) Avianca Internacional - 239



10) Air France - 218



2012



1) Tam - 7,1 mil



2) Gol - 4,1 mil



3) Azul - 1,09 mil



4) Trip - 787



5) Avianca Brasil - 441



6) American Airlines - 352



7) Passaredo - 201



8) Copa Airlines - 178



9) Lan - 168



10) Avianca Internacional - 162



Leia matéria do Estadão na íntegra aqui.


Companhias aéreas

/