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A Anvisa pode legislar sobre publicidade?
Leia abaixo comunicado, assinado pelo Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) e por outras entidades do mercado, sobre a competência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para legislar sobre a publicidade.
"ANVISA não é competente para legislar sobre publicidade
Às autoridades e ao mercado publicitário:
A propósito de manifestações de autoridades do Executivo federal reconhecendo à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a competência para legislar sobre publicidade e, ainda, diante das reiteradas iniciativas daquela agência neste sentido, as entidades signatárias esclarecem o seguinte:
1. A Constituição federal determina, expressamente, que compete privativamente à União legislar sobre propaganda comercial (Art. 22 inciso XIX).
Determina ainda, no capítulo Da Comunicação Social, que compete a lei federal estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem (...) da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente (Art. 220, § 3º, inciso II) e também que a propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso II do parágrafo anterior, e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso. (Art. 220, § 4º).
2. No momento em que a ANVISA ensaia a imposição de restrições à liberdade de expressão comercial por via de resoluções de sua Diretoria Colegiada, as entidades signatárias reafirmam sua confiança no estado de direito democrático, e esclarecem às autoridades, à opinião pública e ao mercado publicitário que estão atentas e coesas na defesa das prerrogativas constitucionais asseguradas à propaganda comercial.
São Paulo, maio de 2007.
CONAR - Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária
ABA Associação Brasileira de Anunciantes
ABAP Associação Brasileira de Agências de Publicidade
ABERT Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
ABTA Associação Brasileira de TV por Assinatura
ANER Associação Nacional de Editores de Revistas
ANJ Associação Nacional de Jornais
Central de Outdoor
FENAPRO Federação Nacional das Agências de Propaganda
FENEEC Federação Nacional de Empresas Exibidoras Cinematográficas
IAB Interactive Advertising Bureau, Brasil"