Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Da MTV para o mercado (sobre o uso do termo mongolóide)
A MTV BRASIL lamenta o fato de várias pessoas terem se ofendido com a expressão "mongolóide", usada* num texto que descrevia as "qualidades essenciais" de um baterista, durante o VMB 2005, programa ao vivo veiculado na quinta-feira, 29 de setembro, e também exibido em diversas reprises na programação.
Em nenhum momento a MTV BRASIL teve o intuito de ofender quem quer que seja e muito menos foi intencional a vinculação do termo "mongolóide" aos portadores da Síndrome de Down.
A palavra "mongolóide", graças ao trabalho de ONG's e pessoas envolvidas com a Síndrome de Down, já não é mais usada para definir os portadores da doença, como fora no passado.
A maioria das pessoas já percebeu que é melhor que assim seja, para proteger os que sofrem com a doença e para não difundir preconceitos que só atrapalham a inserção social dos portadores da Síndrome.
Cabe esclarecer que quando a MTV se refere aos portadores de Síndrome de Down não usa a palavra "mongolóide", assim como não chama os portadores de HIV de "aidéticos".
Como temos uma longa e reconhecida luta contra o preconceito e pela conscientização dos jovens em relação a diversos temas sociais estamos certos de que o que aconteceu é fruto de um lapso. Lapso que é decorrente muito mais do uso coloquial de uma expressão do que de uma manifesta vontade em ferir suscetibilidades.
A série de protestos e reclamações calou fundo aqui na MTV. E sendo assim, a nós cabe tão somente pedir desculpas aos que se ofenderam e garantir que estamos sempre dispostos a esclarecer confusões e a mudar o que for preciso em nossas condutas.
Assessoria de Comunicação
MTV
*Nota da Redação: O termo Mongolóide foi utilizado pelo apresentador do programa, o ator Selton Mello