arrow_backVoltar

Conar

Suspensão de filme da Peugeot e alteração de comerciais de Hellmann's

03.08.12


O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) manteve decisão de primeira instância e recomendação de sustação de filme de varejo criado pela Loducca para Peugeot, em que um estagiário aparece caído no chão de uma concessionária, depois de ter sido "atropelado" por uma multidão. Os vendedores vão almoçar e deixam o estagiário por lá.



O Conar recebeu cerca de uma centena de reclamações sobre a peça, alegando que se tratava de um "desrespeito pela pessoa humana" e também que o comercial era um "desestímulo para pessoas em começo de carreira".



Os conselheiros concordaram com a argumentação e decidiram recomentar a suspensão do filme, confirmando a decisão anterior (leia aqui). Como não houve unanimidade dos votos, a Peugeot pode recorrer à plenária do Conselho de Ética em terceira instância.



O Conar também julgou o filme "Comida gostosa também pode ser saudável", de maionese Hellmann's (assista abaixo), depois de ter recebido reclamações de consumidores. Os conselheiros recomendam alteração do comercial, que compara o produto ao azeite de oliva.



Apesar de terem aceito os argumentos técnicos apresentados pelo anunciante, sobre os níveis de caloria e propriedades nutricionais do produto, os conselheiros consideraram que a maionese tem outros itens importantes em sua composição, que têm impacto na alimentação do consumidor, e que não foram considerados no filme. A comparação não foi aceita pelos conselheiros da forma como foi apresentada no comercial, por isso eles recomendaram alteração na peça. 



Foi recomendada ainda a alteração do comercial "Quantos dez tomates no Ketchup Hellmann's", já que o Conselho concordou com a argumentação de consumidores, reclamando que o filme incentivaria a troca do consumo do tomate pelo do ketchup. O Código de Autorregulamentação Publicitária proíbe a sugestão de troca de alimentos in natura por industrializados. O conselho recomendou a exclusão da frase: "Minha filha comia arroz com ketchup, agora, come arroz com tomate."





 




Conar

/