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Conar

Sephora é advertida e ação da Oral B, suspensa

09.11.12


O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) advertiu a Sephora e o blog Amiciperamici.com.br, acusado por consumidores de divulgar um post "publicitário" como se fosse um conteúdo editorial, para a marca. Outros blogs já foram advertidos pelo Conselho exatamente pela mesma razão (leia aqui).



A decisão foi tomada por unanimidade, em reunião que ocorreu nesta quinta-feira (08), apesar de a defesa do blog ter negado a acusação e ter defendido que o post era "editorial", escrito com base em press release, "com menção de link para produto por decisão da blogueira".



A defesa do site admitiu que há uma relação comercial com a Sephora, mas que a publicidade é "veiculada nos espaços comerciais do blog".



Apesar da justificativa, o Conar decidiu advertir os envolvidos, recomendando um "cuidado especial" nesta situação, à medida que este tipo de post está "incomodando consumidores", que recorreram à entidade.



O Conselho também julgou um caso de merchandising depois de reclamação da Colgate/Palmolive. A ação de merchan exibida pelo programa do Gugu contava com uma "experiência" que "demonstrava" que a capacidade de remover mancha da Oral B Complete era superior que "a do produto líder de mercado".



A Colgate considerou a ação como "propaganda comparativa" e argumentou que não ficava demonstrado cientificamente ao consumidor que a afirmação da marca concorrente seria verdadeira.



Em primeira instância, os conselheiros não concordaram, mas a Colgate recorreu e, nesta quinta-feira, o Conselho considerou que realmente "faltam informações mais claras para o consumidor". Por isso, eles decidiram recomendar a sustação da ação, por unanimidade.



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