arrow_backVoltar

Conar

Conselho recomenda alteração em propaganda da Diletto

12.12.14

O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou à sorvetes Diletto que altere as peças publicitárias que falam sobre a história da marca.

O processo foi aberto depois de reclamação de consumidora. Alguns materiais que compõem a comunicação da empresa, inclusive no seu site, informam que o produto surgiu com Vittorio Scabin, avô do fundador da marca, que produzia sorvetes feitos de neve na Itália, desde 1922. O personagem, no entanto, é fictício.

Por maioria dos votos, o Conselho de Ética decidiu, em reunião nesta quinta-feira (11), que a alteração deverá deixar claro, no material publicitário do anunciante, que a história sobre a origem do sorvete é uma "fantasia". Isso deve ficar explícito ao consumidor.

A empresa de sucos Do Bem recebeu uma denúncia do mesmo teor. Neste caso, o Conselho recomendou o arquivamento do processo. Os conselheiros consideraram que a empresa comprovou, com documentação apresentada, que "suas histórias condizem com a realidade".

Os casos foram a julgamento com base nos artigos 1º e 27 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que abordam o compromisso da propaganda com a "honestidade" e com a "apresentação verdadeira" do produto.

Cabem recursos, nos dois processos.

Leia anterior sobre o assunto aqui.

Conar

/