arrow_backVoltar

Conar

+ anúncios da Hyundai suspensos

04.09.09

O Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - acolheu, nesta sexta-feira, 4, Medida Liminar de Sustação de Anúncio, impetrada pela Brazil Trading Ltda., empresa da Kia Motors do Brasil, contra a Hyundai Caoa do Brasil.


A Medida Liminar de Sustação de Anúncio refere-se às peças intituladas “A notícia que abalou o mercado automobilístico mundial” e “Hyundai. Eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas de grande volume de vendas”,
veiculadas na segunda quinzena de agosto.


Em ambos os casos, o Conar sentencia que “seu conteúdo não é verdadeiro, distorce as pesquisas nas quais está baseado, traduz do inglês expressões manipulando-as de forma a denegrir a imagem de concorrente, omite fatos e trechos fundamentais nas traduções, tudo isso colaborando para que o consumidor seja enganado, além da ostensiva prática de concorrência desleal”.


A primeira peça publicitária levou os leitores dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo ao erro na medida em que menciona o fato da Hyundai Motor Company, em relação às vendas mundiais no primeiro semestre de 2009, ter ultrapassado a Ford (2.153.000 unidades contra 2.145.000 veículos da montadora norte-americana), quando, na verdade, esse número corresponde às vendas das duas sul-coreanas, que formam o Hyundai-Kia Motors Automotive Group.


Das 2.153.000 unidades vendidas, a Kia Motors Corporation foi responsável pela comercialização de 754.000 unidades, ou seja, cerca de 36% do grupo sul-coreano.


A decisão sobre o processo 227/09 do Conar também é favorável à Medida Liminar de Sustação de Anúncio pelo fato da Hyundai Caoa do Brasil ter se utilizado de comentários da publicação U.S. News – Rankings & Reviews para, com tradução equivocada, prejudicar a denunciante, com frases como “Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia”, quando o comentário na íntegra é “Even its inexpensive Kia division won good press, with its news Soul wagon and Forte smal car impressing most reviewers”, ou seja “Até sua divisão econômica Kia ganhou destaque na mídia com sua nova van Soul e o pequeno carro Forte, impressionando muitos críticos”.


Na mesma peça publicitária, a Hyundai Caoa do Brasil afirma que foi “eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas em grande volume de vendas”, baseando-se no J.D.Power 2009 Initial Quality Study.

Além da consultoria automotiva realizar pesquisas somente no mercado norte-americano, não sendo possível, portanto, afirmar que foi “eleita a melhor do mundo”, a Hyundai Motor Company foi eleita a 4ª montadora em qualidade inicial, nos Estados Unidos.


 Leia anteriores sobre o caso aqui e aqui.


 

Conar

/