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Entidade recomenda alteração em comerciais de Sadia e Cachaça 51
O Conar (Conselho de Autorrgulamentação Publicitária) decidiu, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (02), recomendar a alteração de campanha - composta pelo comercial "Fatiador Gato" (leia e assista aqui) e peças para internet - criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para o presunto Sadia.
O filme mostra um profissional bonitão, que fatia o presunto enquanto diversas consumidoras aguardam para ser atendidas. A ideia é que o "funcionário gato" represente a personificação do produto.
O conselho recomendou, por unanimidade, a alteração de frases que denotem "superioridade absoluta" do produto, como "o melhor", "inigualável" e "incomparável". Esse tipo de citação só pode ser utilizada em campanhas publicitárias se estiver respaldada por dados indiscutíveis de pesquisas, o que não ocorreu neste caso. O processo foi aberto depois de denúncia da concorrente Seara.
Na mesma reunião, os conselheiros decidiram recomendar também a alteração do comercial "Brasil é uma boa ideia" (aqui), criado pela Maria São Paulo para Cachaça 51.
Na abertura do processo, no dia 26 de maio, já havia sido concedida uma medida liminar recomendando a sustação do filme, por conta da forma de apresentação da cláusula de advertência (como tamanho da fonte, cor, tipos de frase etc) ao final do filme, que não estava seguindo as determinações do Código de Autorregulamentação Publicitária. Com o julgamento, a entidade sugere a alteração desse aviso, de modo que ele siga o padrão estabelecido.
Anunciante e agência também foram advertidos pelo Conar, por conta da "especial sensibilidade" em relação ao segmento de bebidas alcoólicas.