arrow_backVoltar

Concorrência global

Coca-Cola escolhe holding

08.11.21

O Grupo WPP é o grande vencedor da concorrência global promovida pela Coca-Cola Co., derrotando o Publicis Groupe na rodada final do processo.

holding, que formará uma equipe sob medida chamada OpenX para atender a conta, passa a ser responsável pelo negócio criativo, de mídia, dados e tecnologia de marketing da gigante das bebidas, em mais de 200 países.

O Grupo WPP agora é encarregado de supervisionar soluções de marketing de ponta a ponta em todo o portfólio de bebidas da Coca-Cola, que inclui cerca de 200 marcas, incluindo refrigerantes como Coca-Cola e Sprite, bem como isotônicos, sucos, café, chá e bebidas à base de plantas.

A decisão encerra uma concorrência de 11 meses que também contou com a participação da Dentsu e Interpublic, além da Accenture Interactive, que foi eliminada no início da disputa.

A Dentsu assumirá um papel de "parceiro complementar de mídia", sendo responsável pela mídia do anunciante no Japão e na Coreia, deixando o WPP com cerca de 90% do negócio de mídia.

A Coca-Cola é o 17º maior anunciante global do mundo, de acordo com o Ad Age Datacenter. A empresa relatou investimentos mundiais em publicidade de US$ 2,78 bilhões em 2020, uma queda em relação ao aporte pré-pandemia que chegou a US$ 4,25 bilhões em 2019. No entanto, a companhia está investindo mais em marketing este ano, à medida que as restrições em relação à pandemia diminuem. Os investimentos com publicidade em todo o mundo saltaram para US$ 3,2 bilhões nos primeiros nove meses de 2021, de US$ 2,1 bilhões no mesmo período de 2020, informou a empresa.

Empresas das holdings Publicis e IPG farão parte da lista de agências de criação da Coca-Cola que obterá cerca de um terço do trabalho de marketing da companhia. O grupo ainda está sendo montado e as titulares da conta - Wieden+Kennedy e Anomaly - estão sendo consideradas.

 

Concorrência global

/