Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
IA da Samsung foca em linguagem, código e imagem
ChatGPT, Dall-E, Midjourney, Bard… Na galeria das ferramentas de Inteligência Artificial generativa que se tornaram populares, surge mais um candidato: Gauss. O nome é a escolha da Samsung para sua principal aposta nessa esfera. A fabricante sul-coreana revelou nesta quarta-feira, 08, durante seu evento AI Forum, em Seul, como está preparando a tecnologia para ser incorporada nos dispositivos móveis e nos computadores.
Gauss é uma homenagem ao matemático e físico alemão Carl Friedrich Gauss, que estabeleceu a teoria da distribuição normal, espinha dorsal do machine learning e da IA. No fórum, a empresa mostrou que a tecnologia que estão desenvolvendo tem três modelos: Samsung Gauss Language, Samsung Gauss Code e Samsung Gauss Image.
A tecnologia já é usada hoje nas operações internas, com os funcionários da corporação. De acordo com a fabricante, ela será expandida para diversas aplicações em seus produtos “em um futuro próximo”. Existe uma expectativa de que a IA generativa seja incorporada a partir do Galaxy S24, em janeiro.
A Samsung não deu datas, nem mostrou como seria o Gauss em seus dispositivos, mas afirmou que pretende aproveitar o poder da IA generativa para melhorar a vida dos consumidores. Para isso, esclareceu como funciona cada um dos modelos. O Gauss Language visa melhorar a eficiência do trabalho, facilitando tarefas como redigir e-mails, resumir documentos e traduzir conteúdos. Segundo a companhia, ele irá permitir um controle mais inteligente dos dispositivos, quando estiver integrado.
O Gauss Code e o assistente de codificação code.i estão sendo utilizados para a criação in-house de softwares, permitindo que desenvolvedores codifiquem com facilidade e rapidez. O Gauss Code também oferece suporte a funções como descrição de código e geração de testes por meio de uma interface interativa.
Já o Gauss Image é um modelo generativo de imagem que pode criar e editar facilmente imagens, incluindo recursos de estilo e de adição de elementos. A ferramenta também converte imagens de baixa resolução para alta resolução.
IA Galaxy
Com foco na linha Galaxy, a Samsung prepara uma ferramenta de IA dedicada a esses modelos de smartphones. Em comunicado, a companhia afirmou que “nenhuma empresa poderá aproveitar o potencial da IA como o Galaxy”. Para isso, deu um exemplo do que poderá ser utilizado a partir de 2024. “Em breve, o AI Live Translate Call permitirá às pessoas com o smartphone Galaxy mais recente, com IA, usarem um tradutor pessoal”, explicou.
Segundo a fabricante, como a tecnologia, chamada de IA Galaxy, estará integrada à função de chamada, não haverá a necessidade de a pessoa recorrer a aplicativos de terceiros. Ela também valerá para mensagens escritas. “As traduções de áudio e texto aparecerão em tempo real à medida que você fala, tornando a ligação para alguém que fala outra língua tão simples quanto ativar legendas como quando você assiste a um programa”, declarou.
A tecnologia é alimentada tanto pela inteligência artificial no dispositivo, desenvolvida pela Samsung, quanto pela IA baseada na nuvem.
ChatGPT-4 Turbo, Pixel 8, Apple GPT
O mundo da IA generativa esteve agitado nesta semana. Na segunda-feira, 06, a OpenAI, dona do ChatGPT e do Dall-E, apresentou sua nova versão da ferramenta mais popular do segmento, até o momento. O ChatGPT-4 Turbo está com informações atualizadas até abril deste ano.
Outra novidade é que agora ele poderá ter edições personalizadas – o que vale para assinantes do ChatGPT Plus. Isso se aplica a desenvolvedores que poderão criar suas versões por meio de uma loja que será lançada em dezembro, o GPT Store. Desse modo, eles terão meios de compartilhar seus modelos de linguagem.
Na quarta-feira, o ChatGPT caiu por quase duas horas devido a um padrão anormal de tráfego, que teria sido causado por um tipo de cibercrime que provoca um acesso massivo a um servidor com o fim de derrubá-lo.
O problema pode ser entendido como um sinal dos tempos? O fato é que o setor promete ficar agitado com os movimentos das grandes companhias tecnológicas na área de IA generativa. Em outubro, o Google lançou o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro e eles já entraram no mercado destacando a IA generativa entre seus recursos. O Google Assistente vem com Bard e os dispositivos recorrem à tecnologia para melhorar a qualidade de fotos.
Além da Samsung preparando o Gauss para o ano que vem, a Apple trabalha em uma ferramenta de IA generativa. Por enquanto, a tecnologia está sendo usada internamente e ganhou um apelido, Apple GPT. Mas também se fala em Ajax. Um grande anúncio na área está sendo aguardado para 2024.