arrow_backVoltar

Conexão pelo planeta

Nat Geo aposta em podcast para aumentar conscientização

26.08.22

Com investimentos em podcast desde 2021, a National Geographic Brasil planeja novas temporadas de seu projeto 100% nacional na área que faz parte de sua campanha “O que você faz importa”, que, por meio de múltiplas plataformas e iniciativas, busca conscientizar seu público a respeito da importância de uma ação coletiva pelo planeta. Essa é a proposta do Nat Geo Podcast, que, em seus episódios, instiga os ouvintes a refletir sobre temas associados às questões ambientais.

Lançado no dia 22 de abril, o Dia da Terra, o programa traz episódios que vão desde oferecer um “mergulho” na floresta amazônica a discutir o crescimento do desmatamento e o papel das mulheres na luta pelas mudanças climáticas. A apresentação é de André Carvalhal, escritor e especialista em design para sustentabilidade.

Entre os convidados estão Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor; Thiago Silva, pesquisador e explorador, e Amanda Costa, jovem embaixadora da ONU e da PerifaSustentável. O Nat Geo Podcast pode ser ouvido no site da Rádio Disney, Spotify, YouTube e na Apple Music.

Para falar mais sobre a estratégia da Nat Geo com o formato, o Clubeonline entrevistou Mariana Marcondes, executiva de marketing da The Walt Disney Company Brasil.

Clubeonline - Desde quando a Nat Geo está investindo em podcast no Brasil?

Mariana Marcondes - Desde 2021. Esta foi a segunda temporada de um piloto que iniciamos no ano passado. Na primeira temporada, precisávamos trazer um olhar mais abrangente para as pautas porque tínhamos a Rádio Disney como plataforma de difusão. Já na segunda, sentimos que nós e a audiência estávamos mais preparados para trazer profundidade a cada tema, e que isso se fazia necessário para levar informação relevante para as pessoas. Ao longo de sete episódios, convidamos os ouvintes a discutirem e se inteirarem sobre diversos temas associados às questões ambientais, como o processo e a consequências do desmatamento na Amazônia e a importância dos oceanos na saúde do planeta e da economia circular, que nos faz repensar nossa relação com o consumo. Optamos por episódios mais longos e por plataformas de streaming convencionais para consumo de podcast, além da rádio, que continuou como nossa parceira na empreitada. Temos planos de fazer mais temporadas e esperamos poder confirmar uma data em breve.

Clubeonline - Por que é importante investir nessa área?

Mariana - A National Geographic é uma marca bastante conhecida pela qualidade do seu conteúdo audiovisual, já consagrado pelo trabalho em canais lineares e streaming. Sentimos que havia espaço para entrar no universo dos podcasts, um formato muito consumido pelos brasileiros, respeitando o DNA da marca em trazer informação e assuntos importantes. Porém, mais do que aproveitar algo de fora, queríamos que os episódios fossem relevantes para a audiência brasileira, que falassem de assuntos que fazem parte do nosso dia a dia e promover uma conexão. A National Geographic procura se conectar com o público brasileiro por meio de conteúdos relevantes locais. Por isso, achamos o podcast uma excelente oportunidade de aproximar a marca da audiência local. O principal desafio foi encontrar as pautas mais apropriadas e os convidados que poderiam falar sobre, já que o conteúdo precisa ser muito autêntico. Contamos com uma equipe local muito preparada e parceiros importantes neste projeto, entre eles, o host dos episódios, André Carvalhal.

Clubeonline - O que define a temática do podcast?

Mariana - A produção do Nat Geo Podcast faz parte da campanha “O Que Você Faz Importa”, que busca conscientizar o público sobre a importância de uma ação coletiva para o planeta. Portanto, nosso conteúdo convida os ouvintes a discutirem e se inteirarem sobre diversos temas associados às questões ambientais. O podcast também investiga questões como entretenimento e moda, que nos convidam a redefinir nossa relação com a natureza.

Clubeonline - Como vocês se estruturam? Bancam também projetos de terceiros?

Mariana - Estamos com um hub no site da National Geographic dedicado a produzir matérias locais e com relevância para o público brasileiro o ano todo. Aproveitamos muito conteúdo de fora, claro, uma vez que a National Geographic está presente em mais de 100 países e temos um compromisso com a informação, mas nos parece muito oportuno manter esse canal com a audiência brasileira. Existem alguns programas para nossas plataformas de streaming que também foram desenvolvidos localmente, como o "Posso Explicar", o primeiro talk show sobre ciência e tecnologia da TV brasileira, hoje disponível no Disney+.

Clubeonline - O que estão colhendo de resultados? A área vai crescer?

MarianaAinda este ano lançaremos mais uma fase da campanha “O que Você Faz Importa”. Dessa vez, o foco será em projetos de Exploradores National Geographic, ainda pouco conhecidos, mas muito relevantes para o planeta, pois acreditamos que, quando as pessoas entendem melhor o mundo, elas acabam se preocupando mais e buscam protegê-lo. Pretendemos difundir esses projetos e gerar conscientização do público sobre o impacto de muitas de suas ações, mas sempre com um olhar propositivo do que se pode fazer para mudar alguns hábitos. Ainda não podemos compartilhar mais detalhes, mas a partir de outubro traremos mais informações.

Conexão pelo planeta

/