arrow_backVoltar

Confiança Corporal no Esporte

Dove e Nike se unem pela autoestima de meninas

31.10.23

Uma iniciativa global uniu Dove e Nike para lançarem um programa, o Confiança Corporal no Esporte, que visa aumentar a confiança de meninas em relação ao corpo, algo que leva muitas a desistirem do esporte. Uma pesquisa encomendada pelas duas marcas revelou que, no mundo, 45% das garotas entre 11 e 17 anos abandonaram alguma atividade esportiva, principalmente por problemas relacionados à imagem corporal. A taxa de abandono é duas vezes maior do que os índices encontrados entre os garotos.

No Brasil, o percentual de meninas que abandonaram atividades esportivas nessa faixa etária é de 34%. Outro índice mostra a realidade enfrentada pelas brasileiras: 41% das garotas que largaram os treinos dizem que se sentiram objetificadas enquanto praticavam esportes.

Para enfrentar quadros como esses, Dove e Nike criaram o Confiança Corporal no Esporte (ou Body Confident Sport, em inglês), que reúne ferramentas cientificamente comprovadas para melhorar a percepção das meninas sobre o próprio corpo. A meta é ambiciosa: alcançar mais de um milhão de jovens no mundo em 2024.

Em cada país, o programa será implementado por parceiros locais, envolvendo treinadores, professores de educação física, entidades de educação e de atividades esportivas. No Brasil, a iniciativa dá largada em janeiro e envolve oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Pernambuco. Ao menos no primeiro ano.

O Confiança Corporal no Esporte teve ainda a parceria com especialistas do Centre for Appearance Research, ligado à Universidade West of England, e do Tucker Center for Research on Girls & Women in Sport, da Universidade de Minnesota. Desse modo, foi criado o programa que contempla três sessões de treinamentos especializados. Ele atende a jovens desportistas e prepara treinadores para as aulas. O material está disponível para download, inclusive em português, aqui.

A iniciativa foi lançada em Nova York, em evento que contou com a presença da tenista Venus Williams, que compartilhou sua história, reforçando quão desafiador é aumentar a confiança das meninas, que podem se tornar super atletas no futuro, como Venus e sua irmã, Serena. A ginasta Laurie Hernandez, dos EUA, ganhadora da medalha de prata na trave de equilíbrio nos Jogos Olímpicos do Rio, também participou do lançamento. A hashtag #KeepHerConfident foi apresentada.

Confiança Corporal no Esporte

/