Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
IA em campanha de conscientização sobre o autismo
O Instituto Jô Clemente (IJC), entidade que atua na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, apresenta campanha de conscientização sobre o autismo.
Criado pela Audaz, sediada em Americana, no interior de São Paulo, em parceria com a Porão Filmes, o curta-metragem “Conselhos” (assista abaixo), exibido em salas de cinema e na mídia digital, apresenta depoimentos de pessoas que receberam o diagnóstico tardio de autismo e mostra suas reações ao receber conselhos da sua própria versão infantil, recriada com o uso de inteligência artificial generativa. Um dos participantes do filme é o cantor Vitor Fadul, que foi diagnosticado com TEA há apenas dois anos.
“O material chama a atenção para o diagnóstico tardio, para a importância do diagnóstico precoce e para a quebra do preconceito em relação ao autismo", observa Vinícius Gandolph, que usou a experiência de ser pai de uma pessoa com autismo para escrever o roteiro do filme.
"Todas as reações e palavras contidas no filme são genuinamente espontâneas. A emoção foi real. Além dos protagonistas, parentes e amigos que acompanhavam nos bastidores se emocionaram”, observa Vanderlei Almeida, head de criação e estratégia da Audaz e um dos roteiristas.
Clausius Steven, fundador e diretor da Porão Filmes, fez pré-entrevistas com os personagens para entender até que ponto eles se sentiam à vontade para serem surpreendidos no dia da filmagem. “Foi uma imersão de dois meses para estudar o assunto, pesquisar fotos, conversar com especialistas do instituto IJC para entender sobre o autismo, receber a indicação de filmes para assistir e conhecer as melhores formas de abordar os entrevistados. Todos esses processos foram muito importantes, da concepção à entrega do filme”, avalia o direetor.
A campanha tem o apoio da atriz Letícia Sabatella, recém-diagnosticada com autismo, e da Audaz, Arcos Dourados (Mc Donald’s), Espaçolaser, Colgate-Palmolive, GOL, FlixMedia, Fantastic Brindes e Porão Filmes, além de parceiros de mídia.