arrow_backVoltar

Considering What?

Channel 4 revela campanha para Paraolimpíada de Paris

11.07.24

Depois de mais de uma década do lançamento de "Meet the Superhumans" (leia aqui), o canal de TV britânico Channel 4 apresenta sua nova campanha para os Jogos Paraolímpicos de Paris 2024.

A emissora agora afasta-se do tema “Superhumans", posicionando os atletas paraolímpicos como tão humanos como qualquer outra pessoa.

A nova comunicação segue uma pesquisa do Channel 4 que revelou uma visão paternalista em relação dos atletas paraolímpicos, com 59% das pessoas dizendo que assistem aos Jogos Paralímpicos para “ver os atletas superarem suas deficiências” e apenas 37% dizendo que assistem acompetições esportivas emocionantes”.

O filme (assista abaixo), criado pela house agency do canal, a 4Creative, e dirigido por Steve Rogers, posiciona os paraolímpicos como atletas de elite e ponto final, e não "atletas de elite para alguém assim” (frase depreciativa que se repete ao longo da peça).

O comercial oferece toques surreais ao personificar a gravidade, o atrito e o tempo – e não a deficiência – como os verdadeiros obstáculos para esses atletas.

A gravidade é retratada como um homem sem camisa segurando um litro de cerveja; a fricção, como um motorista em um carro esporte amarelo brilhante; e o tempo, como observadora constante, cronômetro na mão.

A narração é do ator, escritor, produtor e apresentador Nabil Shaban.

O filme conta com a participação dos atletas paraolímpicos da Grão Bretanha Aaron Phipps, Dame Sarah Storey, Emmanuel Oyinbo-Coker, Joseph Lane, Emma Wiggs, Olivia Broome e Alfie Hewett.

A campanha inclui peças para mídia out of home, que serão lançadas nesta sexta-feira (12).

Ao mostrarmos os atletas paraolímpicos lutando contra as forças reais do nosso mundo, forças que não distinguem nenhum de nós, queríamos destacar o puro poder e a energia do atletismo de classe mundial”, declara Katie Jackson, head de marketing do Channel 4.

Os filmes anteriores do Channel 4 sobre os Jogos Paraolímpicos de 2012, 2016 e 2020 conquistaram GP de Film ou Film Craft no Cannes Lions.

Ficha Técnica:

Agency: 4Creative
Executive Creative Director: Lynsey Atkin
Creative Directors: Andy Vasey and Dan Warner
Creatives (film): Andy Vasey and Dan Warner
Creatives (OOH): Stuart Gittings and Reuben Dangoor
Head of Design: Rob Boon
Senior Designer: Aimi Awang
Designer: Dan Davies
Senior Planner, Strategy & Consumer Insight: James Hamilton
Creative Diversity & Disability Lead: Ally Castle @ Ideally Consulting ltd
Disability-led inclusive marketing agency: Dom Hyams (Client Director) and Dani Roberts (Campaigns Director) @ Purple Goat
Production Company: Biscuit Filmworks UK X Revolver
Director: Steve Rogers
Director of Photography: Daniel Landin
Production Designer: John Henson
1st AD: Ben Gill
Casting Director: Hannah Birkett
Editing Company: Work Editorial
Post Production: Time Based Arts
Mural artist: Florence Burns

Considering What?

/