arrow_backVoltar

Consumo

Popai analisa comportamento em Farmácias e Drogarias

01.11.07

O Popai Brasil – The Global Association for Marketing at Retail,  especializada no estudo de merchandising no ponto-de-venda, anuncia resultados do estudo “O Comportamento do Consumidor em Farmácias e Drogarias”, realizado pelo Ibope Solutions e Múltipla PHD EstudosComportamentais.


O objetivo da pesquisa foi conhecer os hábitos dos clientes, além de verificar o impacto que as ações e os materiais de merchansiding causam na decisão de compra do consumidor.


Entre os resultados obtidos, o Popai verificou que 65% dos freqüentadores de farmácias são mulheres, cerca de 83% pertencem à classe B e C, somente 61% tem o colegial completo, os freqüentadores desse canal tem em média de 20-39 anos, 83% dos consumidores vão sozinhos aos estabelecimentos e o período com maior concentração de compra é o da tarde (56%). 


Com relação ao planejamento de compra, 91% dos consumidores não levam lista de compra. Os consumidores ficam 5 minutos em média nas farmácias e drogarias.

Sobre a intenção de gasto dos consumidores, o estudo apurou que 58% deles buscam medicamentos – destes,  cerca de 6% compram medicamentos sem prescrição médica. Do total, 22% buscam produtos de higiene, 12% procuram itens nos segmentos de cosméticos e 7% dos clientes compram produtos para bebê. A pesquisa ainda detectou que 2% compram alimentos (1% bomboniere) e 2% adquirem bebidas.

O valor gasto em farmácias e drogarias é próximo de R$ 11,90.


A medição da pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2006, nas principais capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Consumo

/