arrow_backVoltar

Consumo Consciente

Akatu apresenta resultados de pesquisa no dia 28

23.03.07

Instituto Akatu pelo Consumo Consciente divulga, no mês de seu aniversário de seis anos, os resultados da pesquisa “Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente”, patrocinada pela Faber-Castell e executada pela Market Analysis.


O evento acontecerá no dia 28 de março, em São Paulo.


Dentre os resultados já revelados, a pesquisa constatou uma evolução na assimilação de valores e na adesão a comportamentos relacionados ao consumo consciente. Do total de entrevistados, 67% assimilaram os valores do consumo consceinte e uma média de 35% tiveram real adesão aos comportamentos conscientes de consumo.


O estudo também revela dados não tão positivos na distribuição dos brasileiros em grupos, de acordo com seu grau de conscientização sobre o tema: os indiferentes somam 8% (versus 3% em pesquisa realizada em 2003), os iniciantes são 59% (ante 54% em 2003), os engajados (anteriormente denominados ‘comprometidos’) correspondem a 28% (eram 37% em 2003) e os conscientes respondem por 5% da população (apenas um ponto abaixo do percentual – 6% - aferido em 2003).


Já o reconhecimento de selos de certificação de produtos e instituições cresceu 69% entre 2003 e 2006, passando de 19% para 32% dos brasileiros.


Sobre o tema "aquecimento global", muito em voga, foi apresentada a seguinte proposição aos entrevistados: “as atividades econômica e produtiva mundiais estão gerando alterações no clima da Terra, cujos efeitos poderão ser gravíssimos e precisam ser prevenidos ou evitados”. A grande adesão, tanto da população geral (84%) quanto da população consciente (90%) à opção “concorda”, revela a tendência de absorção de valores ambientais por todos.


A pesquisa aborda ainda a relação entre valores materialistas e a realidade do brasileiro e dados que mostram que campanhas em prol da adesão a comportamentos conscientes de consumo - como no uso de água e energia - estão surtindo efeito.


As inscrições para o evento de lançamento da pesquisa podem ser feitas no site do Instituto.

Consumo Consciente

/