Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Akatu apresenta resultados de pesquisa no dia 28
O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente divulga, no mês de seu aniversário de seis anos, os resultados da pesquisa Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente, patrocinada pela Faber-Castell e executada pela Market Analysis.
O evento acontecerá no dia 28 de março, em São Paulo.
Dentre os resultados já revelados, a pesquisa constatou uma evolução na assimilação de valores e na adesão a comportamentos relacionados ao consumo consciente. Do total de entrevistados, 67% assimilaram os valores do consumo consceinte e uma média de 35% tiveram real adesão aos comportamentos conscientes de consumo.
O estudo também revela dados não tão positivos na distribuição dos brasileiros em grupos, de acordo com seu grau de conscientização sobre o tema: os indiferentes somam 8% (versus 3% em pesquisa realizada em 2003), os iniciantes são 59% (ante 54% em 2003), os engajados (anteriormente denominados comprometidos) correspondem a 28% (eram 37% em 2003) e os conscientes respondem por 5% da população (apenas um ponto abaixo do percentual 6% - aferido em 2003).
Já o reconhecimento de selos de certificação de produtos e instituições cresceu 69% entre 2003 e 2006, passando de 19% para 32% dos brasileiros.
Sobre o tema "aquecimento global", muito em voga, foi apresentada a seguinte proposição aos entrevistados: as atividades econômica e produtiva mundiais estão gerando alterações no clima da Terra, cujos efeitos poderão ser gravíssimos e precisam ser prevenidos ou evitados. A grande adesão, tanto da população geral (84%) quanto da população consciente (90%) à opção concorda, revela a tendência de absorção de valores ambientais por todos.
A pesquisa aborda ainda a relação entre valores materialistas e a realidade do brasileiro e dados que mostram que campanhas em prol da adesão a comportamentos conscientes de consumo - como no uso de água e energia - estão surtindo efeito.
As inscrições para o evento de lançamento da pesquisa podem ser feitas no site do Instituto.