arrow_backVoltar

Contaminação por bactéria

Anvisa pede inspeção na fábrica de Toddynho

15.08.14


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou à Vigilância Sanitária de São Paulo que seja feita uma inspeção na fábrica da PespsiCo em Guarulhos, onde é produzido o achocolatado Toddynho.



O órgão já se reuniu com representantes da empresa para avaliar o recolhimento do produto. A PepsiCo, fabricante do Toddynho, admitiu que houve um problema no tanque esterilizador durante o processo industrial, em 3 de junho, o que a levou a separar para descarte toda a produção da bebida daquele dia e também do dia anterior e posterior.



"De acordo com a avaliação laboratorial feita pelo controle de qualidade da empresa, houve uma falha na vedação da conexão entre dois tubos, que provocou a contaminação do produto por Bacillus cereus. Essa bactéria está presente no meio ambiente, mas, quando presente em alimentos, pode levar a quadros de vômitos, náuseas e diarreia", informou a Anvisa.



Segundo a agência, a inspeção na fábrica e a análise da documentação apresentada pelo fabricante serão importantes para definir se há necessidade de alguma ação complementar.



A PepsiCo confirmou à Agência Brasil que receberá visita da vigilância sanitária na fábrica de Guarulhos, mas diz não ter informação sobre a data da inspeção.



A recomendação é que quem tiver comprado um produto do lote do recall não deve consumi-lo. Deve entrar em contato com a empresa para pedir a troca ou o reembolso. 



Em outubro de 2011, a PepsiCo também admitiu falhas no processo produtivo do Toddynho. O erro fez com que embalagens da marca contivessem produtos de limpeza. Na ocasião, a empresa admitiu que o produto poderia "conter soda caústica" (leia aqui).



Leia as informações da Agência Brasil na íntegra aqui.


Contaminação por bactéria

/