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Nestlé define agências nos EUA
O WPP e o Publicis Groupe são os grandes vencedores da concorrência realizada pelo conglomerado de alimentos Nestlé para escolha de agências criativas para diversas marcas de seu portfólio nos EUA. O IPG também expandiu seu relacionamento com a empresa.
Fontes com conhecimento direto do assunto disseram à Adweek que Grey, J. Walter Thompson, Casanova//McCann e Publicis conquistaram novos negócios com o processo, iniciado em abril (leia aqui).
Pelo menos uma agência, a Doner, foi cortada da lista da Nestlé. A 360i, que já havia trabalhado com contas digitais de marcas como Skinny Cow e Lean Cuisine, teria perdido essas responsabilidades, mantendo partes do negócio que estão fora do portfólio da Nestlé nos EUA.
"Estamos sempre procurando melhores maneiras de trabalhar e alavancar nossas agências", disse um porta-voz da empresa. "Com isso, ocorrem mudanças periódicas, mas, por uma questão de política, não comentamos sobre elas."
Representantes da Grey, JWT, McCann, Doner, 360i e Publicis se recusaram a comentar.
A concorrência envolveu principalmente marcas de refeições congeladas, alimentos preparados, café e sorvete.
De acordo com várias pessoas próximas ao negócio, a Grey conquistou as linhas Fit Kitchen e Outshine, e ampliou o atendimento às marcas Lean Cuisine e Haagen Dazs.
A JWT manteve os negócios de Stouffer e conquistou o trabalho criativo para massas Buitoni, segundo fontes da Adweek.
O Publicis Groupe também se juntou à lista da Nestlé nos EUA, à medida que consolidou as contas das marcas de pizza congelada da empresa (DiGiorno’s, Tombstone, Jack's e California Pizza Kitchen) e ficou responsável por liderar a linha Coffee-Mate. Não está claro neste momento qual agência da holding irá atender essas contas.
Finalmente, a rede hispânica da McCann, Casanova//McCann, teria expandido suas responsabilidades nas contas de Nescafé, Nesquik e em outras linhas de produtos não especificadas.
A revisão não afetou as relações da Nestlé com outras agências, incluindo a Leo Burnett e a Deep Focus, que continuarão a trabalhar com a marca Purina.
Várias partes familiarizadas com os planos do cliente afirmam que o objetivo principal da concorrência era cortar custos. Uma fonte disse que os executivos da Nestlé descreveram a iniciativa como "um processo de consolidação", enquanto outro contou à Adweek que o cliente declarou explicitamente o desejo de reduzir sua lista de agências em até 50%.
A Nestlé investiu aproximadamente US$ 619 milhões em mídia mensurável em todo o seu portfólio de marcas em 2017, de acordo com estimativas da Kantar Media. Durante o primeiro trimestre de 2018, o orçamento total foi de US$ 140 milhões, uma queda de US$ 15 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Leia a matéria da Adweek na íntegra aqui.