Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
AKQA e Coala.LAB lançam joint venture
A agência AKQA e o Coala.LAB, braço de projetos especiais do evento de música Coala Festival, que já são parceiros há alguns anos, anunciam agora o lançamento da joint venture AKQA\Coala.LAB, que atuará globalmente com o objetivo de construir histórias criativas, seja no formato de campanha, videoclipe, revista, filmes, séries, eventos, experiências ou produtos.
"Os artistas almejam o impacto que uma marca tem, com solidez e estratégia. Ao mesmo tempo que uma marca deseja o que o artista tem: alta relevância cultural. A gente faz o match entre ambos, transformando esse encontro em conteúdo relevante, sempre mirando um output criativo, que está no nosso DNA", garante Christiano Vellutini, diretor criativo da AKQA\Coala.LAB.
A joint venture surge com a missão de ajudar a "remodelar o futuro da indústria do entretenimento", evidenciando novas perspectivas da música a partir de trabalhos conceituais e culturalmente relevantes, além de propor solução de como trabalhar o ecossistema da música como um todo.
"Esta é uma real oportunidade de negócio. Estamos em meio ao renascimento da indústria musical, que, segundo o relatório 'Music in the air', da Goldman Sachs, deve atingir seu ápice em 2030. A previsão é que a receita da música chegue a US$ 131 bilhões até a próxima década", observa Paula Santana, Impact Lead da AKQA\Coala.LAB.
A primeira parceria entre AKQA e Coala.LAB foi realizada em 2018, quando foi lançada a campanha do disco "Bluesman", do rapper Baco Exu do Blues (leia e veja aqui). O trabalho atingiu mais de 280 milhões de streams e gerou um aumento de 495% nos ouvintes mensais do artista no Spotify. O curta de divulgação do disco abocanhou Grand Prix do Cannes Lions em 2019, em "Entertainment for Music" (aqui).
De lá para cá, as empresas continuaram a ajudar no desenvolvimento de projetos para marcas e artistas, como Emicida, Deezer, Usher, Kevin o Chris, DKVPZ, BaianaSystem, As Baías, Bivolt, Som Livre, Criolo, Milton Nascimento, Nego Bala e Yo Yo Ma.
Além da operação AKQA\Coala.LAB, a AKQA Casa e o núcleo de projetos especiais do Coala Festival mantêm suas agendas paralelas ativas.
O Coala, fundado em 2014 como um festival de música sediado em São Paulo, sediou shows de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento, ao mesmo tempo que buscou trazer talentos da nova geração, como Xenia França, Duda Beat e ÀTTØØXXÁ. "Insights verdadeiros sobre música e entretenimento partem de pessoas que de fato vivem e pertencem a esse universo. Para se relacionar com a comunidade criativa e com esses fenômenos culturais, as marcas precisam, de fato, pertencer e não apenas comunicar que pertencem", pondera Gabriel Andrade, curador e sócio-fundador do Coala.LAB, que agora também é music lead da AKQA\Coala.LAB.