Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Criativos modificam textos machistas de 'revistas femininas'
O redator André Fagundes e a diretor de arte Rafael Duarte apresentam o projeto "ContraCapas".
A proposta dos criativos é evidenciar o machismo ainda presente em diversas 'revistas femininas' brasileiras. Para tanto, a ideia é "corrigir" textos das capas dessas publicações, transformando-os em mensagens encorajadoras às mulheres, e divulgar essas mudanças, tanto na internet quanto nas ruas.
Entre as intervenções feitas por Fagundes e Duarte estão, por exemplo, a troca de uma chamada de primeira página em que se lia "Que corpo! Adeus defeitinhos. Olá, mulherão" para "Você é um mulherão com os seus defeitinhos" ou "O que os outros pensam de você? E como usar isso a seu favor" para "O que os outros pensam de você? Não importa."
A dupla imprimiu várias dessas capas e elas foram espalhadas pelas ruas de cidades como Belo Horizonte (MG) e Mossoró (RN). Eles também criaram um tumblr, onde é possível visualizar os trabalhos e enviar sugestões de capas para serem modificadas.
"Percebemos como essas revistas, que deveriam ajudar a empoderar as mulheres e dar confiança a elas, muitas vezes acabam vendendo padrões de beleza nada saudáveis e reforçando valores machistas. Por isso, criamos o projeto ContraCapas", resume Fagundes.