Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
McCann Worldgroup e McCann tem novo CCO global
O McCann Worldgroup anunciou nesta segunda-feira, 27, que o argentino Javier Campopiano assume o novo cargo de Global Chief Creative Officer (CCO) do McCann Worldgroup e da McCann. Ele se reportará diretamente ao CEO do McCann Worldgroup, Daryl Lee, que também atua como CEO da McCann.
Campopiano será responsável pela liderança criativa global do grupo, o que abrange mais de 100 países e 16 mil pessoas. A função combinada de CCO é o mais recente movimento da empresa para alinhar o conjunto de soluções da rede McCann Worldgroup com o hub criativo da McCann. Para isso, Campopiano trabalhará em estreita colaboração com Suzanne Powers, que foi recentemente promovida a diretora de produtos do McCann Worldgroup.
Em janeiro, como um processo de reestruturação promovido pela companhia, Alex Lopez, até então presidente e global CCO do McCann Worldgroup, deixou a rede. Na ocasião, já se falava da combinação dos cargos (leia aqui).
O novo CCO global do grupo e da McCann comentou que hoje “todos temos duas funções na publicidade: criar excelência para as atribuições em que trabalhamos e tornar nossa indústria um ímã para talentos novamente”. De acordo com o criativo argentino, o McCann Worldgroup é “um lugar empolgante para fazer essas coisas acontecerem”.
Antes de assumir o novo posto, Campopiano – que será presidente do júri de Outdoor neste ano no Cannes Lions – estava na Grey como diretor criativo mundial desde dezembro de 2021. Anteriormente, foi CCO do Grey Group Europe por três anos.
Sua trajetória inclui passagens na Saatchi & Saatchi North America, onde ocupou o cargo de CCO e transformou a reputação criativa do escritório de Nova York; FCB Nova York (também como CCO) e Ogilvy, na qual iniciou sua carreira.
Um de seus trabalhos mais famosos é a campanha "It's a Tide Ad", que se destacou nas grandes premiações de 2019, ganhando um Black Pencil em D&AD e um Titanium Lion, entre outros (ele contou parte dessas experiências no Clube Insights, série de palestras e entrevistas com nomes expressivos do cenário da comunicação nacional e internacional – reveja aqui).
Para Daryl Lee, a criatividade de Campopiano não tem limites. “Seu trabalho desafia categorias e ele tem o reconhecimento para provar isso. Mas, acima de tudo, ele entende que uma cultura democrática profundamente inclusiva definirá a próxima geração de criatividade em nosso setor", declarou.