Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nike e W+K transformam jogadores em cartões colecionáveis
Para marcar os 100 anos da primeira conquista da Copa América no Brasil, a Wieden+Kennedy São Paulo, a Nike e a CBF transformaram os jogadores de futebol Neymar, Philippe Coutinho, Arthur, Cassemiro e Marquinhos em cartões colecionáveis, com linguagem retrô.
A campanha divulga a Coleção Seleção Brasileira, composta por um uniforme branco comemorativo, itens para o dia-a-dia e um novo uniforme principal.
As peças buscam resgatar o conceito "o team brasileiro", como a Seleção era chamada em 1919. Ilustrações dos jogadores inspiradas na estética retrô e um processo de calcografia, impressão em uma matriz de metal, procuram resgatar cada detalhe presente nos cards históricos.
Todos elementos gráficos (tipografia, ícones e números) foram produzidos usando o mesmo processo, realizado de forma handmade, em parceria com o estúdio Black Madre Atelier.
"Fizemos um encontro feliz entre o universo retrô, que a homenagem exigia, sem perder a modernidade que a Nike possui", defende Bruno Oppido, head of art/diretor de criação da Wieden+Kennedy São Paulo.
"A Nike se inspirou no centenário da primeira Copa América disputada no Brasil para criar a Coleção da Seleção Brasileira para esta edição do torneio, que retorna novamente ao país", comenta Daniel Paz, diretor de marketing da Nike.
Na primeira etapa da comunicação, os cards serão publicados pelos jogadores em seus canais digitais oficiais, e pela Nike e CBF.
A campanha também será composta por visual merchandising em algumas lojas Nike Store e outras execuções ao longo da Copa América.
No site também é possível acessar o manifesto e todos os cards.
Ficha Técnica:
Título: "O Team Brasileiro"
Cliente: Nike
Produto: Futebol – BNT
Ano: 2019
Agência: Wieden+Kennedy São Paulo
Executive Creative Directors: Eduardo Lima e Renato Simões
Creative Directors: Bruno Oppido e Mariana Borga
Head of Art : Bruno Oppido
Copywriter: Adriano Sato
Art Director: Leone Damião
Atendimento: Jorge Papa, Nathalia Assad e Marinna Santos
Planejamento: Fernando Prado, Beatriz Silva
Social: Gabriel Marchi, Igor Rezende
Mídia: Thais Altschuller, Alex Bezerra, Lucas Meira, Tayna Perpetua
Aprovação cliente: Daniel Paz, Daniel Ferreira e Livia Pinheiro
Produtora: Black Madre
RTV: Regiani Pettinelli e Thaís Bonizzi
Ilustrador : André Maciel
Assistente: Rafael Duque
Atendimento Produtora: Tina Castro / FreeAgent
Fotógrafo Still – Camisas Seleção: Pola Fotografia
Produtora Digital: Joint
Motion Designer : Christian Balzano
Produtor: Thais Bonizzi e Mauricio Junior
Trilha – Produção: Sono Tws