Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
NBS, Z+ e coletivos lançam ações pedindo desculpas à Rússia
Depois da divulgação de um vídeo que mostra alguns homens brasileiros gritando palavras ofensivas a uma mulher russa e de outros casos de assédio na Rússia por parte do público que está naquele país para assistir à Copa do Mundo, agências como NBS e Z+, além de coletivos de mulheres, decidiram pedir desculpas por essas atitudes desrespeitosas.
Os grupos feministas “Não é Não” (Rio de Janeiro), “As Minas” (São Paulo), “Tamo Juntas” (Salvador) e a NBS apresentam a campanha #200milliontimessorry. O objetivo do projeto é reunir o maior número possível de vídeos com brasileiras e brasileiros, pedindo desculpas para a jovem russa que foi assediada na primeira semana da Copa (confira abaixo o filme que apresenta a iniciativa).
A ideia é que os brasileiros interessados façam uma postagem com os seus pedidos de desculpas nas suas próprias redes sociais e utilizem a hashtag #200milliontimessorry. Todo o sistema será monitorado e a equipe da agência vai juntar os pedidos de desculpas em um vídeo, que será editado para ser levado àquela jovem.
"Esse projeto surgiu da inquietude de quem ficou inconformada com a atitude daqueles brasileiros. Temos um grupo de mulheres na agência que se mobilizou, entrou em contato com os grupos feministas e, juntas, lançamos essa campanha. Queremos chegar no maior número possível de pedidos de desculpa para aquela russa entender que o brasileiro não é como aqueles caras", declara a redatora Milena Zindeluk, uma das responsáveis pelo projeto.
Já a agência Z+ lança o site DesculpaRussia.com, por meio do qual os internautas de todo o país podem fazer um pedido de desculpas pelas ofensas às mulheres. A página oferece uma ferramenta, para aplicar em fotos a seguinte mensagem: “РОССИЯ, ПРОСИМ ПРОЩЕНИЯ. НЕ ВСЕ БРАЗИЛЬЦЫ ТАКИЕ”, que significa "Rússia, sentimos muito. Nem todos os brasileiros são assim".
A ideia é que as pessoas façam o upload da imagem e utilizem sua foto com a frase em suas redes sociais.
"Criamos esse movimento para que os brasileiros contrários a essas ofensas possam pedir desculpas pelo que aconteceu. É uma atitude simples, mas com um significado poderoso", defende Rico Lins, diretor de criação da Z+.
Ficha Técnica (DesculpaRussia.com):
Chief Creative Officer (CCO): Alexandre Vilela (Xã)
Direção de Criação: Rico Lins
Criação: Alexander Silva (Big), Evandro Araujo, Mateus Maziero
Projetos: Rafael Coelho, Danilo Ferreira
Desenvolvimento do site: Danilo Ferreira, Denilson Oliveira