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‘Atura o Baile’: Budweiser, Gana, Africa, Mano Brown & Cia
Globalmente, o hino da Copa do Mundo do Qatar, um projeto capitaneado pela Budweiser – a cerveja oficial da competição – e criado pela Wieden+Kennedy de SP e NY, traz como estrela o rapper norte-americano Lil Baby. “The World is Yours to Take”, cantada por ele, usa como base o hit oitentista "Everybody Wants to Rule the World", da banda Tears For Fears (leia mais aqui). Mas no Brasil a história ganha outras nuances.
Nesta sexta-feira, 11, a versão brasileira desse hino é lançada nas plataformas de streaming. O nome: “Atura o Baile” (clique aqui para ouvir a música). Como intérpretes, um power trio: Mano Brown, L7nnon e Papatinho. O som mantém a base criada por Lil Baby. O projeto, que é um movimento e não apenas uma canção, vem sendo trabalhado pelas agências Gana e Africa de forma conjunta.
Teasers do lançamento da música já foram parar nas redes sociais, convocando o público a fazer um “pré-save”. A sugestão que vem novidade por aí foi dada inclusive por quem vai participar de uma ação que faz parte do movimento, como Jojo Todynho. Em seu perfil no Instagram, L7nnon mostrou, via Stories, um telão na Times Square, em Nova York, exibindo “Atura o baile” com a imagem dos três artistas.
A Ambev informou que a iniciativa da Budweiser chegou às ruas de grandes capitais mundiais nesta quarta-feira, 09. Por sinal, a marca também compartilhou imagens de Times Square em seu perfil nas redes. Em comunicado, a Budweiser disse que Mano Brown, L7nnon e Papatinho foram convidados para se juntaram ao movimento para “enaltecer toda a cultura e autenticidade do brasileiro”.
O anúncio dessa união foi exibido também no Estádio da Luz, em Lisboa, no Camp Nou, a casa do Barcelona (Espanha), no Stade de France, em Paris, e no lendário estádio de Wembley, em Londres. Mas outros detalhes não foram divulgados até o momento.
Inspiração e reflexão
No caso do hino interpretado por Lil Baby, a música pretende inspirar os torcedores a caminhar rumo à grandeza, representada pelo pontapé inicial da Copa do Mundo. O rapper norte-americano ecoa essa ideia na letra . “Minha nova canção com a Budweiser para a trilha sonora oficial da Copa é algo especial para mim. É sobre a jornada em que todos estivemos nos últimos anos, celebrando o que vem a seguir”, declarou (veja o clipe abaixo).
“Quando comecei na música em 2017, realizei um sonho que me trouxe para onde estou agora, e é isso que quero que os fãs sintam quando ouvirem a canção”, completou Lil Baby.
O rapper fará uma apresentação ao vivo com a Budweiser durante a Copa. Já havia sido anunciado que Lil Baby iria trabalhar com outros artistas ao redor do mundo por novas versões da faixa.
No Brasil, o projeto remete à maneira como os jogadores brasileiros costumam festejar gols, com dança. Daí porque o título da música e da ação. Os adversários vão ter de aturar o baile. A estratégia desenvolvida para o movimento pretende tocar também em alguns pontos importantes dentro do universo do futebol: o combate ao racismo e à xenofobia.
“A cultura brasileira serve de inspiração para todo o mundo. Dentro de campo, podemos ver toda essa alegria e descontração que só o brasileiro tem com seus dribles, suas jogadas inesperadas e sua forma de comemorar um gol ou uma vitória. E, se nos últimos tempos alguns tentam nos calar ou reprimir, queremos mostrar que nada vai nos parar, seja com nossas danças, nossa música ou nossa ginga", declarou Carolina Caracas Gargione, head de marketing de Budweiser no Brasil.
Veja o vídeo que mostra a gravação de "Atura o Baile". O videoclipe sai no dia 18.