Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Suvinil patrocina a pintura de cenas de mundiais passados, em SP
O artista plástico Paulo Consentino vai pintar um muro de 600 metros no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em homenagem às vitórias da seleção brasileira.
Com patrocínio da marca de tintas Suvinil, ele irá desenhar no espaço figuras que representam jogadores em lances e cenas dos mundiais de 1958, 62, 70, 94 e 2002.
No ano em que o Brasil sedia os jogos da Copa do Mundo, Consentino promete transformar o muro de Congonhas em uma imensa linha do tempo, que mostrará as principais cenas e os protagonistas da história da seleção brasileira no campeonato, acompanhando a evolução estética da transmissão televisiva dos jogos.
A intervenção proposta pelo artista vai aliar 26 cores, entre elas a Curaçao Blue, tom do ano da marca Suvinil, e mais de 60 latas de Spray Multiuso.
A ação deverá ser concluída em cinco meses e também contará com o apoio da Infraero. Sua fase inicial está em andamento em Santos (SP), cidade natal do artista, onde jovens de 12 a 17 anos, do Programa Juventudes, do Sesc Santos, participam de oficinas de arte e trabalham ao lado do artista, na criação de imagens que ficarão expostas na Área de Convivência da unidade e servirão para iniciar a equipe que vai acompanhar o artista durante a empreitada, em Congonhas.
De um lado, teremos o predomínio do preto e branco, com matizes de griz, criando um tom retrô, com imagens antigas dos anos 50 e 60, representadas em linhas e traços característicos. Mais à frente, as primeiras imagens coloridas dos anos 70, quando o torcedor brasileiro passou a assistir os jogos a cores. E, por fim, a evolução cromática e dos registros de movimento, mais característicos dos anos 90 e 2000, já com influência estética da internet, retratando momentos vitoriosos mais recentes, detalha Consentino.