Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Coral torna cores acessíveis para pessoas com deficiência visual
Em abril, celebra-se o Sistema Braille, e a marca de tintas Coral - que comemora 70 anos no país - apresenta o projeto "Cores que Tocam", desenvolvido em parceria com a VML Brasil e com o apoio técnico da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A iniciativa promete tornar 70 cores do portfólio da marca acessíveis às mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil.
Estudos da neurociência mostram que as cores também se manifestam no cérebro de pessoas cegas por meio de emoções, memórias e sensações. Com isso, agência e anunciante selecionaram 70 cores em nove escalas cromáticas do portfólio da empresa. A partir dessas cores, foram criadas iniciais em Braille.
A "tradução" de cores em uma experiência sensorial contou com a participação de uma equipe multidisciplinar e com a validação técnica da Fundação Dorina Nowill para Cegos. O ponto de partida do desenvolvimento foi a "tradução" dos códigos de cores dos sistemas RGB, CMYK e HEX em "Cromopoemas", ou seja, textos posteriormente gravados em áudio, que retratam as cores em sentimentos e histórias.
A ideia é que, por meio dessas associações, as pessoas evoquem lembranças e sensações ligadas às suas trajetórias, experimentando a cor de uma forma nova. Por exemplo, a cor Laranja Cítrico é descrita como "aquela vontade de morder uma fruta fresca no recreio. Deixar o suco escorrer pelo queixo e passar o dia com o perfume dela nas mãos. Essa cor é o Laranja Cítrico, um tom de laranja vibrante e quente".
Os Cromopoemas foram reunidos em um leque de cores - como aqueles mostruários encontrados em lojas de tintas e decoração, mas agora acessíveis às pessoas cegas e com baixa visão. A direção de arte é baseada em cor, Braille e na sensibilidade da pessoa com deficiência visual.
Em vez das centenas de cores, o leque foi impresso em cartelas completamente pretas – e cada cor é entregue pelas emoções e sensações induzidas pelos textos em linguagem Braille. No verso, o nome da cor aparece em seu respectivo tom e em fonte ampliada para quem tem baixa visão, mas não é alfabetizado em Braille.
O símbolo do projeto simula a "pressão" de uma mão tocando uma amostra e lendo em Braille, ao mesmo tempo em que incorpora contrastes com o intuito de garantir a legibilidade.
Em parceria com a produtora de áudio Vox Haus, cada Cromopoema foi transformado em uma narrativa falada (aqui). A direção de som foi pensada respeitando a ultrassensibilidade auditiva da comunidade de pessoas cegas e com baixa visão.
"Esse projeto dá um passo crucial na inclusão para garantir que mais pessoas possam sentir e escolher cores de uma forma inovadora, indo além da visão e explorando novas formas de conexão sensorial", declara Juliana Zaponi, gerente de comunicação e cores Latam da AkzoNobel.
“Nosso desafio foi criar uma experiência que transcendesse a visão, unindo acessibilidade à beleza da expressão poética", ressalta Gabriel Sotero, diretor executivo de criação da VML Brasil. “'Cores que Tocam' mostra como a criatividade guiada pela empatia pode abrir caminhos mais humanos e inclusivos”, defende Pedro Rosa, diretor executivo de criação da VML Brasil.
Ficha Técnica:
Título: Touching colors
Agência: VML Brasil
Cliente/ Produto: Akzo/ Coral
CEO: Karina Ribeiro
Direção Executiva de Criação: Gabriel Sotero e Pedro Rosa
Direção de Criação: Alessandro Trimarco e Isaac Serruya
Criação: Doug Barreto, Edu Lautert, Felipe Spadoni, Estefani Rocha, Iedo Gualberto e Mauricio Ribeiro
3D: Rodolfo Martins e Mazola Rímoli
Head de Negócios: Renato Fisher
Atendimento: Paula Americano, Larissa Fernanda Ferreira, Fernanda Roquete
Chief Strategy Officer: Stella Pirani
Estratégia: Vitor Amos, Marcelo Bergonzoni, Thais Calfat, Matheus Eiji
Chief Media Officer: Gabriela Amato
Mídia: Marcelo Santos, Taina Rosa, Isaias Cavalcante e Isabela Tavares
Conteúdo & Influência: Carol Rosa
PR/VML: Eduardo Zanelato, Hellen Araujo e Carolina Cesario
Head de Produção: Nicole Godoy
Produção: Anderson Rocha e Fernanda Sátiro
Produção Gráfica: Lilian Destefani
Aprovação/Cliente: Henrique Striker, Juliana Zaponi, Jaqueline Westphalen e Luiza Fassarella
UX Design: Gustavo Hesse
Produção: Team VML Brasil
Edição e animação: Rodrigo Assakawa e Alexandre Diniz
Pós produção/ finalização: Team VML Brasil
Produtora de Áudio: Vox Haus
Diretor de projetos: Matheus de Moraes Gugelmim
Diretor de produção: Daniel Dalla corte
Produtor: Icaro kraemer Guedes
Locutores: Veridiana Toledo, Carô Carvalho, Paulo Vasilescu, Fábio Rangel, Brenda Mayer e Daniel Bonfim
Consultoria técnica, descrição poética e transcrição e impressão Braille do catálogo de cores: Fundação Dorina Nowill para Cegos
Clube de Criação 50 Anos