arrow_backVoltar

Coronavírus e esportes

Mundial de Clubes, Eurocopa e + eventos adiados

17.03.20

A Fifa determinou nesta terça-feira, 17, o adiamento do novo Mundial de Clubes, que seria entre junho e julho de 2021, em função da pandemia de coronavírus. A competição aconteceria na China. Mas recentes decisões no futebol - relativas à Eurocopa e à Copa América - levaram a entidade máxima do futebol a alterar seus planos para o Mundial, que terá seu formato repaginado, passando a ser disputado por 24 clubes.

O novo coronavírus fez com que Uefa e Conmebol decidissem postergar para o ano que vem as disputas da Eurocopa e da Copa América, torneios pelos quais são responsáveis, respectivamente. Com essas resoluções, o calendário do futebol ficou apertado. E a Fifa optou por adiar o Mundial ou para o final de 2021 ou para os anos posteriores.

O Conselho da Fifa discutirá algumas medidas nesta nesta quarta-feira, 18, por meio de videoconferência. Entre elas, o reagendamento do Mundial de Clubes, o que envolverá a discussão com autoridades chinesas sobre o impacto dessa decisão.

A Uefa transferiu a Eurocopa, que ocorreria entre junho e julho deste ano, para o mesmo período em 2021. Isso porque ligas nacionais europeias, como a Champions, tiveram de adiar seus jogos agora em virtude da expansão do coronavírus no continente.

A Copa América, que teria sua abertura no mesmo dia da Eurocopa (12 de junho), foi adiada em decisão tomada em conjunto pela Conmebol e pela Uefa. O torneio aconteceria na Argentina e na Colômbia.

Fórmula 1

O novo vírus afetou também o calendário da Fórmula 1, que está sob impasse. As quatro primeiras corridas do circuito foram suspensas - o GP da Austrália, que abriria a competição neste ano foi cancelado pouco antes de um dos treinos livres. E ainda não se sabe como a FIA, a principal entidade do automobilismo, resolverá esse jogo de xadrez que atingiu a temporada.

Entre as possíveis soluções está cancelar as férias de agosto, quando escuderias e pilotos tiram folga antes de retomarem as provas, ou alterar a duração de dias entre treinos e corridas (saindo de três para dois). Mas isso tudo ainda será debatido.

Tóquio 2020

Uma das grandes dúvidas do mundo esportivo nestes tempos de coronavírus é saber o que acontecerá com os Jogos de Tóquio. Os organizadores das Olimpíadas e Paralimpíadas marcadas para o país confirmam a data original, mas seletivas e torneios classificatórios, em diversas modalidades, têm adiado provas e estendido prazos para obtenção de pontos que qualifiquem atletas para os Jogos.

Mesmo reconhecendo que o cenário é desafiador, o Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu nota nesta terça-feira, 17, reforçando o compromisso de realizar os Jogos na data (24 de julho a 9 de agosto).

 

Coronavírus e esportes

/