+ Covid

APRO e SIAESP se posicionam sobre aumento de casos

26.10.23

Depois que o Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal) publicou um comunicado sobre a importância do uso de máscaras e da adoção de outras medidas preventivas nos sets de filmagem, devido ao aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil (leia aqui), a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) também se manifestam sobre o assunto.

Ambas as entidades divulgaram que "endossam o tom recomendatório" do texto do Sindcine, "ainda que tal aumento não tenha refletido em maiores agravamentos nos números de internação", ponderam a APRO e o SIAESP.

As associações destacam, no texto conjunto, que "não foi estabelecido um novo protocolo" e que, até o momento, não há "obrigatoriedade legal" para adoção das medidas protetivas.

Confira abaixo, na íntegra, o comunicado da APRO e SIAESP sobre o aumento de casos de Covid-19:

"Nesta semana, o Ministério da Saúde sinalizou uma elevação nos casos de contágios por Covid-19. Ainda que tal aumento não tenha refletido em maiores agravamentos nos números de internação, o SINDCINE divulgou, no dia 25 de outubro de 2023, um comunicado abordando a situação e recomendando os profissionais a adotarem certas medidas de proteção.

A APRO e o SIAESP endossam o tom recomendatório desse comunicado. Contudo, faz-se necessário esclarecer e evitar qualquer dúvida, destacamos que as entidades NÃO estabeleceram um novo protocolo e NÃO existe, até o momento, uma obrigatoriedade legal para adotar tais medidas protetivas.

Continuamos monitorando ativamente as atualizações e o contexto relacionado à Covid-19, prontos para responder a qualquer mudança de cenário.

Nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas e/ou sugestões.
Cordialmente,
APRO | SIAESP"