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Covid longa

Saint Elmo’s leva sintomas da doença para games

29.05.23

A agência alemã Saint Elmo’s, de Munique, e a rede de pacientes chamada de Long Covid Europe desenvolveram uma campanha de conscientização com foco nos sintomas da covid longa. Embora a doença não seja mais classificada como pandemia, de acordo com anúncio recente da OMS, o coronavírus continua a fazer vítimas. Dados da organização apontam que um em cada dez casos leva a problemas de saúde de longo prazo.

Atualmente, milhões de pessoas no mundo vivem com esse problema. Porém muita gente não tem consciência disso. Um novo estudo conduzido pela instituição National Institutes of Health (NIH), dos EUA, trouxe mais luz sobre o assunto.

Esse trabalho avaliou as condições de 9.764 adultos e identificou 12 sintomas que estão mais associados com a covid longa. São eles: mal-estar pós-esforço, fadiga, confusão mental, tontura, alterações gastrointestinais, palpitações cardíacas, problemas com desejo ou capacidade sexual, perda de olfato ou paladar, sede, tosse crônica, dor no peito e movimentos anormais.

Para aumentar a conscientização sobre a covid longa, especialmente entre o público mais jovem, a decisão foi utilizar alguns dos games mais populares do mundo. Para mostrar os sintomas da doença, foram feitas game modifications (ou mods) em três jogos: Elden Ring, Minecraft e The Witcher 3. Com isso, foi criado um Long Covid Mode para alguns personagens.

Os efeitos debilitantes se assemelham a sintomas reais da doença. Os personagens sofrem com exaustão, tonturas, desmaios, falta de ar e têm poder de concentração reduzido, entre outras complicações. Gamers foram convidados para jogar com o modo ativado (confira o vídeo mais abaixo).

Os desafios apresentados pela covid longa nos forçaram a encontrar novos meios para mostrar às pessoas como realmente é viver com uma condição tão debilitante, disse Ann Li, copresidente da Long Covid Europe.

Segundo Matthias Harbeck, diretor de criação da Saint Elmo's, como na covid longa, games não têm fronteiras geográficas. “Nossa campanha pode ser experimentada em qualquer canto do mundo e replicada em vários jogos. O game é realmente um meio fantástico para criar consciência para uma questão tão complexa e importante", completou.

Responsável pela ideia da campanha, a agência desenvolveu o Long Covid Mode para Minecraft. Em cooperação com os desenvolvedores Garden of Eyes e Stellar7Project, ela fez os mods para Elden Ring e The Witcher 3, respectivamente.

Os modos de jogo estão disponíveis para download em nexusmods.com e legacy.curseforge.com. Mais informações sobre a ação estão disponíveis aqui: longcovideurope.org/lcm.

Ficha Técnica
Client: Long Covida Europe
Agency: Saint Elmo’s
CCO: Matthias Harbeck
Copywriters: Rasesh Patkar, Swarna Thomas
Art Director: Silvia Raquel Vega Bellido
Creative intern: Tuleen Zaid Maher Kirresh
Head of XR development: Leopold Ferdinand Lotz
Game modders: Garden of Eyes, Stellar7Project

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