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Crescimento de 2,4%

Apro apresenta balanço de produção relativo a 2022

03.05.23

Depois de avaliar dados de registro da Ancine e realizar levantamento interno junto às produtoras associadas, a Apro apresenta um balanço do mercado audiovisual publicitário relativo a 2022.


No ano passado, 39.474 títulos foram registrados, o que representa crescimento de 2,4% em relação a 2021, quando foram registrados 38.538 trabalhos.


No que tange a participação por estados brasileiros, as regiões sul e sudeste mantiveram o maior número de registros. São Paulo (30%) manteve a primeira colocação, seguido por Paraná (11%), Santa Catarina (9%), Minas Gerais (7%) e Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro (ambos com 6% cada).


Com relação ao mercado internacional, de acordo com informações levantadas junto às empresas que integram a Filmbrazil, estima-se que as produtoras associadas tenham exportado um total foi de USD 34 milhões em 2022, representando aumento de 4% em comparação ao ano anterior, sendo que foram exportados 269 projetos de um total de 578 orçados, ou seja, taxa de conversão de 53% dos trabalhos orçados.


O levantamento ainda mostra que as cidades onde mais houve production service (serviços de produção), no ano passado, foram São Paulo e Rio de Janeiro, ambas com 40% cada. Já os países que mais importaram projetos brasileiros foram EUA (14%) e Reino Unido (6%). Na sequência, temos França, México e Espanha (todas com 5% cada).


Observamos uma gradativa recuperação das exportações dos serviços de produção publicitária. Para 2023, com a retomada dos esforços de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil, somado à taxa cambial favorável aos projetos internacionais, nossa expectativa é contribuir ainda mais para que os números voltem aos patamares de antes da pandemia. Por isso, como uma primeira iniciativa da Plataforma Internacional FilmBrazil voltaremos a Londres, 2º principal mercado-alvo das nossas exportações, respondendo por 6% do total exportado no último ano. Em parceria com o D&AD, faremos uma ação de relacionamento com o corpo de jurados do festival e líderes de produção das principais agências locais, que acontecerá no dia 07 de maio, com o objetivo de retomar a atenção deste mercado para todo o potencial de produção do Brasil”, comenta Marianna Souza,  presidente-executiva da Apro e gerente executiva da FilmBrazil.


Crescimento de 2,4%

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