arrow_backVoltar

Cria da Quebrada

Projeto de P&G, Zumbi dos Palmares, Grey e M.AD forma 19 criativos

Programa formou 19 criativos, que apresentaram suas pastas a profissionais de agências na noite em que receberam seus certificados de conclusão. Crédito - Divulgação

18.08.23

Após uma jornada de sete meses, o programa Cria da Quebrada, uma iniciativa de formação criativa para ampliar a presença de profissionais negros no mercado, que uniu P&G Brasil, Faculdade Zumbi dos Palmares, Miami Ad School (M.AD) e Grey, encerrou sua primeira turma. A formatura de 19 alunos foi realizada na noite da quinta-feira 17.

O projeto, aberto para 25 pessoas, ofereceu aulas, mentorias e palestras para ajudar candidatos vindos da quebrada a ingressarem no mercado de comunicação, em especial nas agências, ou conquistar novas habilidades para o aprimoramento de sua carreira (veja aqui como foi o lançamento do programa).

No conteúdo, foram oferecidas duas trilhas: redação e direção de arte, entre outras aulas – como as que ensinaram o beabá do mercado. Ao final, todos os alunos formaram seus portfólios e as pastas foram examinadas na mesma noite por profissionais de agências variadas. A ideia é que os crias encontrem um novo lugar para trabalhar.

A cerimônia de formatura, realizada pela Grey, foi marcada pela emoção e pelo espírito coletivo - todos festejaram intensamente a conquista de cada um. Entre os agradecimentos, os novos redatores e diretores de arte pediram que o programa tenha uma segunda turma, já que muita gente da periferia só necessita de uma oportunidade.

Embora isso não esteja declaradamente garantido, é intenção renovar o programa, ao menos na opinião das organizações que viabilizaram o curso técnico e agora estudam ajustes e a melhor maneira de abrir nova turma.

O presidente da P&G Brasil, André Felicíssimo, destacou a diversidade de origens, culturas e vivências da primeira turma. “Iniciamos uma jornada que vai enriquecer o mercado brasileiro. São pessoas que chegam com o desejo de dar o seu melhor e isso é capaz de transformar a indústria”, disse. “O Cria da Quebrada é um grande passo na vida profissional”, emendou.

Felicíssimo comentou que sabia da relevância do projeto e de quanto é importante ampliar a presença de criativos negros no mercado, porém confessou não imaginar o impacto que o programa teria para a vida pessoal dos alunos e de suas famílias, o que foi possível captar pelos discursos dos formandos.

O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, reforçou as palavras dos novos criativos, salientando que a quebrada só precisa de oportunidades. Para o reitor, a formatura da primeira turma foi um desfile de humanidades. “Alcançamos uma transcendência. Ouvi falarem em orixás, em Deus, em amor”, observou.

Por sua vez, João Caetano Brasil, ECD da Grey, afirmou que o ponto alto do programa foi mostrar que é possível quebrar a inércia. “Se a classe criativa não fizer nada para mudar o cenário, então, nada vai mudar mesmo. A indústria precisa de ações”, disse.

João Caetano analisou o portfólio dos alunos e salientou que a qualidade das pastas mostra que eles não devem nada a ninguém. “A gente tem de dar mais oportunidades para começarmos a mudar a composição do mercado e ver a comunicação refletindo mais o Brasil”, reforçou.

Estes são os crias da primeira turma do projeto:

ADILMA SANTOS DA CONCEICAO
ADRIANA CRISTINA DE MORAES
AMANDA DIAS VELOSO DA SILVA
AUGUSTO ALVES DOS SANTOS
DANILO ALMEIDA
DAVID DANIEL DE SOUZA
EDSON TRINDADE DA FRANCA
FELIPE GUEDES DE ALMEIDA
GABRIEL MARQUES DE OLIVEIRA
GIOVANNA LAZZAROTTI DO AMOR DIVINO
GUILHERME MUNIZ GUEDES DA SILVA
HERMES AMORIM NERIS
JOAO VICTOR BRITO DA SILVA
JOAO VITOR ARRUDA DA SILVA DOS SANTOS
LUCAS LAZARINI BARBOSA
RAILSON COSTA LEITE
SAMARA JULIA DE MOURA
THAMIRYS DA COSTA DA SANTOS
VINICIUS GONÇALVES SPANGHERO

 

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Programa formou 19 criativos, que apresentaram suas pastas a profissionais de agências na noite em que receberam seus certificados de conclusão. Crédito - Divulgação

1/1