Estamos atravessando uma pandemia mundial por conta do novo coronavírus, e, para a publicidade, o desafio é criar trabalhos impactantes e que, de fato, ajudem a resolver as questões que a nova realidade impõe à sociedade.
Vamos tentar destacar por aqui quem está se saindo bastante bem frente a esse cenário, local e globalmente, como forma de incentivo, ainda que tenhamos que enfrentar a impossibilidade de reunir equipes, cara a cara, para planejar, criar e produzir ações e campanhas.
Para começar, os destaques vão para dois trabalhos que têm foco parecido:
- Miller Lite "Jar virtual Tip"
A
Miller Lite 'twittou' um vídeo de um
bar vazio e desolado, como parte de campanha chamada
"#VirtualTipJar", destinada a arrecadar dinheiro para os
bartenders que foram deixados de lado quando os bares se fecharam em resposta ao surto de coronavírus.
"Taps are off. But tips are needed" (
As torneiras estão fechadas. Mas gorjetas são necessárias), diz o texto. O
tweet inclui um link para doar para ao
Bartender Emergency Assistance Program, da
Guild National Charity Foundation dos Estados Unidos. Molson Coors, dona da Miller Lite, prometeu doar US $ 1 milhão. O comércio de bebidas
Beam Suntory também prometeu doação de US $ 1 milhão ao programa dos bartenders e à
Restaurant Workers Community Foundation. Segundo Molson Coors, estima-se que
241.000 restaurantes e bares tenham fechado suas portas nos EUA.
Leia mais sobre esta campanha e veja o vídeo
aqui.
2.
Stella Artois #ApoieUmRestaurante
Stella Artois lançou no Brasil "
Apoie Um Restaurante", plataforma colaborativa, criada pela
Crispin+Porter Bogusky Brasil juntamente com a
ChefsClub, com o objetivo de
gerar caixa para esses estabelecimentos, em especial os
menores. Neste
site, o consumidor
escolhe um restaurante e, na compra de um
voucher de R$ 100, paga só R$ 50, para
consumir presencialmente no futuro. O desconto de 50% é custeado por
Stella Artois e outros parceiros da ação. Entre os apoiadores está o
chef Alex Atala. O valor arrecadado será
100% revertido aos estabelecimentos participantes. A
fintech brasileira de meios de pagamento
Stone realiza as transações sem cobrança de taxas aos restaurantes e transfere na hora para cada um deles a verba obtida pela venda dos
vouchers. Em breve, a plataforma deverá abrigar espaço para que
empresas e pessoas físicas possam realizar
doações diretas e comprar créditos para dar de presente.
Em breve, mais campanhas em destaque.