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Culture Next

Geração Z quer 'laços mais profundos com marcas', diz Spotify

29.10.24

A sexta edição do Culture Next, relatório anual de tendências globais do Spotify, mostra que 80% dos jovens da Geração Z no mundo priorizariam gosto musical compartilhado em relação à aparência, e 95% dos jovens brasileiros dizem que preferências musicais semelhantes aprofundam as conexões.

Os jovens da Geração Z, que valorizam "conexões significativas", consideram ainda a compatibilidade musical e de podcasts "essencial" e compartilham músicas e episódios de podcasts para expressar a maneira como se sentem, de acordo com a pesquisa. No total, 251 milhões de jovens da Geração Z sintonizam diariamente a plataforma de streaming de música.

Além disso, a Geração Z "anseia por laços mais profundos com as marcas", de acordo com o estudo. Neste contexto, o Culture Next aponta que as marcas têm a oportunidade de se conectar de forma autêntica.

A pesquisa apurou que esses jovens estão abertos a que as marcas façam parte de seus momentos cotidianos80% das pessoas da Geração Z no Brasil disseram que marcas que criam playlists para humor e outros momentos específicos parecem estar "mais alinhadas com suas vidas".

Globalmente, 49% afirmaram que uma marca que patrocina eventos de música ao vivo ou shows os tornaria mais propensos a comprar dessa empresa no futuro.

O Spotify transforma espaços antes perdidos, como fazer tarefas domésticas ou se deslocar para o trabalho, em momentos de profunda introspecção ou aprendizado. Para os anunciantes, isso apresenta oportunidades únicas de alcançar públicos altamente engajados nesses momentos ‘entre atividades’ da vida que, de outra forma, seriam inacessíveis”, argumenta Brian Berner, head global de vendas de publicidade e parcerias no Spotify.

O levantamento também indicou que as redes sociais em geral levam os jovens a sentimentos de solidão, mas que 70% da Geração Z no Brasil vê a plataforma como o antídoto para o ato de passar muito tempo lendo grandes quantidades de notícias ruins online, um hábito conhecido como "doomscrolling".

A Geração Z é mundialmente 104% mais propensa a fazer streaming em um console de jogos em comparação com os Millennials. Eles escutam música e podcasts via dispositivos conectados, incluindo smart TVs, consoles de jogos e alto-falantes.

Outro destaque do estudo aponta que nos primeiros cinco meses de 2024, os jovens da Geração Z assistiram a 2,9 bilhões de minutos de podcasts em vídeo – um aumento de 58% em comparação ao mesmo período do ano passado. Experiências ao vivo também ganharam força para os podcasters: 37% da Geração Z assistiram a um show ao vivo ou gravação de um podcast, e 36% participaram de uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um podcast em vídeo.

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