Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Black Pencil: dois trabalhos com brasileiros na ficha vão agarrar o prêmio
O londrino D&AD irá iniciar a premiação online oficial (aqui) dos Lápis de Book Design, Graphic Design, Magazine & Newspaper Design e Packaging Design, além dos Black Pencils, na noite desta quinta-feira, 10 (14h no Brasil), mas já adiantamos que ao menos duas equipes que incluem brasileiros irão conquistar o tão desejado Black Pencil.
Lembrando que nenhuma agência brasileira tem um Black Pencil em suas prateleiras. Mas já havia brasileiros premiados com ele (veja no final da nota).
O trabalho "Moldy Whopper" (leia e assista aqui), criado pela Ingo, pela David Miami e pela Publicis Espanha para o Burger King é um dos que conquistará o Black Pencil (o equivalente ao GP) na edição de 2020 do D&AD, segundo apurou o Clubeonline.
Na ficha técnica da campanha estão os brasileiros Fernando Pellizzaro e Jean Zamprogno (group creative directors), Sergio Takahata (senior art director), Stefane Rosa (group account director), da David Miami, e Eduardo Marques (chief creative officer) e Ivan Montebello (art director), da Publicis Espanha.
Além disso, a David Miami será anunciada como "Agência do Ano" do Festival.
"Moldy Whopper" também vai colocar na sacola cinco Yellow Pencils (em Art Direction for Outdoor Advertising, em PR / Integrated Campaign, em PR / Multi-Market Campaign, em Press & Outdoor / Press Advertising Campaigns, e em Press & Outdoor / Poster Advertising Campaigns), quatro Graphite Pencils (em Integrated / Earned Media/Large Business, em Art Direction for Press Advertising, em Film Advertising / Social Commercials over 30 seconds, e em Media / Use of Film) e um Wood Pencil (em Art Direction for Film Advertising). Os resultados dessas categorias já tinham sido divulgados anteriormente pelo D&AD.
O outro premiado com Black Pencil será o trabalho “The Gun Violence History Book”, criado pela FCB Chicago para a ONG ICHV (Illinois Council Against Handgun Violence), que tem na ficha técnica os brasileiros Bruno Mazzotti, Rodolfo Fernandes, Ricardo Salgado e Samuel Luchini. O trabalho também vai ganhar (resultado já divulgado pelo D&AD) 2 Yellow Pencils e 1 Silver Pencil. E FCB Design Group será a Design Agency of the Year.
“The Gun Violence History Book" (leia mais aqui) é uma coletânea com quase mil páginas, 19 capítulos, artigos de jornal, fotos e dados que procuram evidenciar a repetição de tragédias, ano após ano. A obra recorda a criação da 2ª emenda, em 1791, e destaca os múltiplos aspectos que geram mais de 30 mil mortes por arma de fogo anualmente nos EUA. O livro é tão grosso que brecou uma bala de calibre 45, sem nenhuma tecnologia a prova de balas, apenas papel.
O trabalho foi exposto em lugares onde aconteceram tragédias, como o assassinato de John Lennon, em Nova York; o assassinato de JFK, em Dallas; e o assassinato de Martin Luther King, em Memphis, entre outros. Também foi enviado a deputados e senadores e está disponível em escolas dos EUA.