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D&AD Awards

Brasil tem número recorde de inscrições e expectativa alta

25.03.14


São altas as expectativas em relação ao desempenho do Brasil nesta edição do D&AD, cujo julgamento está em curso nesta semana, em Londres. O aumento de inscrições, somado a campanhas com bom resultado em premiações anteriores, deve fazer o país superar a marca de quatro prêmios (Yellow Pencil) em 2013.



Em 2014, o Brasil é o quarto país em número de inscrições, batendo a Alemanha pela primeira vez na história (e ficando atrás apenas do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Austrália). Do total de 20 mil peças inscritas, 600 são brasileiras. As categorias com maior número de participantes nacionais são Press, Film, Integrated e White Pencil (que julga trabalhos de responsabilidade social).



O número de jurados brasileiros também é recorde: 13, se considerados também brasileiros radicados fora do país; desse total, três são presidentes de júri (e, portanto, participam da seleção dos Black Pencil).



São eles:

Anselmo Ramos, da Ogilvy (presidente de White Pencil);

Fernanda Romano, da Naked (presidente de Digital Marketing);

Luiz Sanches, da AlmapBBDO (presidente de Press);

Fred Saldanha, da AgênciaClick Isobar (em Digital; ele é português, mas trabalha no Brasil);

Guilherme Jahara, da Leo Burnett Tailor Made (em Direct);

Vellas, da Sentimental Filme (em Film Advertising Craft);

Gustavo Piqueira, da Casa Rex Londres (em Graphic Design);

Fernando Campos, da Santa Clara (em Integrated & Earned Media);

Rui Branquinho, da Y&R (em Outdoor);

Eduardo Lima, da F/Nazca S&S (em TV & Cinema Advertising);

Icaro Doria, da Wieden+Kennedy SP, em Writing for Advertising);

Ricardo Figueira, da JWT Londres (em Digital Marketing);

Ana Balarin, da Mother Londres (em TV & Cinema Advertising).



O júri do D&AD segue a todo vapor em seu segundo dia de trabalho: nesta terça-feira 25. Pela primeira vez, todos os júris (exceto o de Black Pencil) encontram-se reunidos no Olympia, na zona Oeste da cidade, ainda em uma fase preliminar de seleção. Por ora, decide-se o que entra no anuário, o que fica de fora - e os candidatos a Yellow Pencil.



Não é tarefa fácil: o prêmio recebeu cerca de 20 mil inscrições e apenas algumas categorias têm seleção online prévia. Ou seja: a maior parte das peças é avaliada ao longo desses três dias.



Nos próximos dias saem as listas de trabalhos incluídos no anuário e os candidatos a Yellow Pencil.



Eduardo Duarte Zanelato, direto de Londres com exclusividade para o Clubeonline



Leia anterior sobre processo de julgamento de 2014, aqui.



Aqui você lê sobre os prêmios que levamos no D&AD em 2013. E aqui, aqui e aqui, sobre os que levamos em 2012.


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