arrow_backVoltar

+ de 50 anos de carreira

Zaragoza em livro que será lançado dia 28

20.08.14


José Zaragoza, o "Z" da DPZ Propaganda, irá lançar no próximo dia 28, das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, o livro "Zaragoza e Amigos Ideias Premiadas".



A obra reúne todos os prêmios do publicitário, recebidos ao longo de uma carreira de mais de 50 anos.



Desde o final do ano passado, o livro está sendo organizado, com o apoio do sócio Roberto Duailibi e do ex-CEO da DPZ, Flávio Conti.



A publicação traz textos de Duailibi, Conti, Neil Ferreira e João Augusto Palhares Netto, alguns dos nomes que ao longo desse tempo fizeram dupla com Zaragoza.



"Esta é também uma forma importante de reverenciar e homenagear todos os nomes que comigo trabalharam na criação de tantas peças e campanhas, boa parte delas reconhecidas pela crítica por meio de prêmios”, diz Zaragoza. “Quando a gente começou a fazer propaganda, quando fundamos a DPZ, em 1968, o Brasil era dominado por publicidade americana. O que se fazia aqui era apenas nacionalizar anúncios. Quebramos esse paradigma, ousamos, ajudamos a construir o que é hoje a propaganda brasileira, reconhecida e premiada em todos os festivais do mundo”, defende.



A seleção das peças na obra busca mostrar essa evolução. Há registros, por exemplo, da criação e primeiras peripécias do Baixinho da Kaiser, o Leão do Imposto de Renda, os comerciais de cigarro Charm, de OB, campanhas para a Telesp (como a "Morte do orelhão"), entre tantas outras.



Espanhol de Alicante, criado em Barcelona, Zaragoza chegou ao Brasil na década de 1950. Brasileiro por opção, ele fundou a DPZ em 1968, com Roberto Duailibi e Francesc Petit (falecido no ano passado), em um período de turbulência econômica, crises empresariais, concordatas e, politicamente, em meio à ditadura militar e à censura. O livro também aborda um pouco dessa trajetória.



Leia anterior sobre o assunto aqui.


+ de 50 anos de carreira

/