arrow_backVoltar

De janeiro a setembro

Investimento publicitário em mídia cresce 9,8%, segundo Cenp-Meios

05.12.23

O mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 14,9 bilhões em mídia nos nove primeiros meses de 2023, versus R$ 13,6 bilhões registrados no mesmo período em 2022, o que significa um crescimento de 9,8% entre janeiro e setembro.

Os dados são do Cenp-Meios e o levantamento atual contou com a participação de 325 agências de publicidade. Em 2022, foram 316 participantes.

TV aberta segue como meio líder no market share, mas a tendência de queda na participação dos últimos tempos se mantém. A mídia teve 40,6% de share entre janeiro e setembro de 2023, ante 44,5%  nos três primeiros trimestres de 2022 e 50,5% no mesmo período em 2021.

A participação da mídia internet no bolo publicitário mantém o movimento ascendente: cresceu de 29,6% nos nove primeiros meses de 2021 para 32,4% de janeiro a setembro de 2022 e agora chega a 38% no mesmo período de 2023.

Já a mídia out of home registrou queda de market share no período, em relação aos nove primeiros meses de 2022: 9,9% este ano, versus 10,9% em 2022. Nos três primeiros trimestres de 2021, a participação do meio havia sido menor, de 8,1%.

Na evolução de 2023 ao longo dos últimos meses, o percentual de crescimento no ano segue equilibrado, na casa dos 10%.

Veja acima o quadro com os investimentos de mídia entre janeiro e setembro de 2023.

Leia anterior, o crescimento no 1º semestre, segundo o Cenp-Meios, aqui.

De janeiro a setembro

/