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Cenp-Meios: R$ 8,8 bi em compra de mídia
A crise gerada com a pandemia de coronavírus já havia impactado os números de compra de mídia no Brasil, no primeiro semestre deste ano (leia aqui). O cenário continua se refletindo nos novos dados revelados nesta quarta-feira (29) pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que trazem os investimentos em mídia entre janeiro e setembro de 2020 no país.
Segundo o Cenp-Meios, foram investidos R$ 8,8 bilhões em compra de mídia no Brasil nos três primeiros trimestres deste ano, segundo levantamento realizado com 217 agências. Trata-se de uma queda de 29,6% em comparação com o mesmo período de 2019, quando os investimentos ficaram no patamar de R$ 12,5 bilhões. Com a ressalva de que, no ano passado, o painel foi composto por um número um pouco maior de agências: 226.
A TV aberta continua liderando a captação de investimentos, tendo ficado com uma fatia de R$ 4,8 bilhões ou 54,1% de share, nos primeiros nove meses do ano: o que representa uma queda na participação registrada no 1º semestre deste ano (de 55%). Em compensação, o share continua maior que o do ano de 2019, de 52,8%, e também que entre janeiro e setembro de 2019, quando a participação do meio foi de 53%.
A internet, que teve 22,4% de share nos primeiros seis meses de 2020, cresceu ainda mais, chegando a 24,3% do total entre janeiro e setembro deste ano, captando R$ 2,1 bilhões no período. Também houve incremento da participação em comparação com os meses de janeiro a setembro de 2019, quando o share havia sido de 20,7%.
Mídia out of home caiu de 9,4% no semestre para 8,4% de participação nos três primeiros trimestres de 2020, com uma fatia de R$ 750,5 milhões. No mesmo período do ano anterior, o meio havia conquistado uma participação maior, de 10,7%.
Espie, nas imagens acima, o share de cada mídia no total do bolo publicitário, bem como os investimentos por região.
Leia anterior, sobre os investimentos em mídia no primeiro semestre de 2020, segundo o levantamento do Cenp-Meios, aqui.