Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Estadão e FCB lançam 'conversor de números da corrupção'
Com o objetivo de mostrar aos leitores do portal Estadão quanto custa a corrupção no país, a FCB Brasil criou a plataforma digital De Real para Realidade.
No site, é possível calcular como poderiam ter sido aplicados, em bens e serviços públicos, os valores desviados pela corrupção.
Se houve um desvio de R$ 316 milhões, por exemplo, a ferramenta calcula que o dinheiro poderia significar 2.257.1428 vacinas H1N1; 15,8 mil ambulâncias ou 0,316 km de linhas de metrô.
A ferramenta também mostra notícias do Estadão que exemplificam o que poderia ser feito com o dinheiro desviado.
Um script inserido no portal monitora a navegação do usuário e “percebe” quando o internauta está lendo matérias que contêm palavras relacionadas à corrupção e citam números em reais (R$). Todos os valores contidos no texto serão então destacados para o usuário. Conforme ele rolar o mouse (ou passar o dedo, na versão mobile) sobre os números, aparecerão sugestões de itens para conversão. Ao selecionar o item, o usuário será redirecionado ao "De Real para Realidade", que exibe a conversão do valor.
"O objetivo é ajudar a dimensionar como esse dinheiro impactaria a vida da população. Mais do que informar, usamos a tecnologia e a inovação para ir além da notícia. É uma forma de aprofundar o conteúdo que produzimos", argumenta Marcelo Moraes, diretor de marketing publicitário do Estadão.
Ficha Técnica:
Cliente: Estadão Digital
Título: De Real Para Realidade
Produto: Estadão Digital
Agência: FCB Brasil
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fábio Simões
Diretores de Arte: Rafael Beretta e Andre Vervloet “Firulo”
Redator: Romero Cavalcanti
Produção Gráfica: João Albertini, Diego Bischoff, Daniela Fonseca e Camila Galdêncio
Revisão: Miriam Audi, Paula Costa e Luciana Palmieri
Art Buyer: Tina Castro, Carol Silva e Daniel Gonçalves
Projetos: Gerson Lupatini e Suelen Mariano
Tecnologia: Gerson Lupatini e Marcio Bueno
Creative Technologist: Victor Hugo Odo
Produtora Digital: UmStudio.com
Atendimento: Cris Pereira, Anna Santana, Henrique Silva, Juliana Peralta e Renato Coelho
RTV: Charles Nobili, Pedro Lazzuri, Ricardo Magozo, Natasha Zaminiani e Mariana Carneiro
Animação: Thiago Scalon “Mineiro” eRodrigo Resende
Montagem: Thiago Scalon “Mineiro” eDudu Doria
Diretor de Fotografia: Antonio Brasiliano
Aprovação do Cliente: Flavio Pestana, Marcelo Moraes e Marcela Dalla Torre