Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Centro Cultural Coreano abre as portas na avenida Paulista
A avenida Paulista, que abriga museus e institutos ligados às artes, recebe mais um espaço preparado para exposições e mostras. Neste domingo, o Centro Cultural Coreano, que existe desde 2013, abre suas portas em novo endereço, com uma programação que indica o que poderá ser visto em suas instalações. Entre outras atrações, a festa terá acrobacias em cordas, passeios turísticos feitos com realidade virtual e um show de K-pop, gênero que movimenta multidões de fãs no Brasil.
Instalado a poucos quarteirões de distância da Japan House, que foi inaugurada em 2017 (leia aqui), o novo espaço cultural tem desenho assinado pelo designer coreano Kira Kim, um projeto elaborado com elementos que simbolizam a arquitetura tradicional coreana. Em parceria, os escritórios Padovani Arquitetos e Oliveira Cotta Arquitetura venceram o concurso para a sede do centro cultural, antes localizado no bairro de Santa Cecília.
O primeiro andar conta com um salão de exposições equipado com telas de alta tecnologia para mostras de artes digitais. No local, serão exibidas obras de artistas coreanos e brasileiros, como recriações de clássicos da era Joseon (dinastia estabelecida entre 1392 e 1897). Também funcionará ali uma cozinha em que serão dados cursos de culinária regional.
No segundo andar estão biblioteca e salas de aula. Foi montada uma estrutura digital na qual os visitantes poderão se aprofundar na cultura coreana. A biblioteca digital dispõe de filmes, webtoons e vídeos de K-pop, entre outros conteúdos. O visitante poderá tirar fotos com roupas tradicionais e também aprender sobre as casas e a escrita coreanas. Tudo por meio de telas touch screen.
Para que os visitantes possam vivenciar a cultura do país de uma maneira nova, foram criadas instalações digitais com tecnologias enviadas da Coréia. Os equipamentos fazem parte da área experimental digital, que tem, entre outros devices, óculos de realidade virtual para que se façam visitas por alguns dos lugares turísticos mais visitados na região.
A abertura terá um palco externo, com apresentações musicais e artísticas das 12h às 15h. Deve chamar atenção do público uma performance de live drawing com a artista Mukwan Kim (luzes, desenhos e a caligrafia tradicional são exibidos em uma tela em trabalho feito ao vivo), além de danças e música clássica. Para os fãs de K-pop, o show será da cantora Minzy.
No primeiro andar do Centro Cultural Coreano, os visitantes poderão ver a exposição “The Real DMZ Project”, um projeto de arte contemporânea baseada em pesquisas feitas na zona desmilitarizada (DMZ) da Coréia do Sul. A mostra contém fotos, vídeo e peças criadas por artistas como Hyosang Seung e Gyeong-a Ham.