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Delivery por drone

iFood obtém autorização para uso comercial do equipamento

24.01.22

O iFood, em parceria com a Speedbird Aero, poderá realizar entregas por meio de drones ou RPAs (Aeronave Remotamente Pilotada) em todo o território brasileiro. A autorização para uso diário comercial do equipamento foi dada pela Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.

A certificação foi dada para o modelo de drone DLV-1 NEO, fabricado pela Speedbird. Com isso, o iFood poderá estabelecer operações em rotas conhecidas como BVLOS (Beyond Visual Line of Sight). Ou seja, além da linha visual do piloto. A autorização é importante para o segmento de delivery, pois torna uma realidade o transporte de alimentos e outros produtos por modal aéreo.

Há dois anos, o projeto do iFood deu largada. Foi realizado um período de testes de viabilidade em diferentes regiões e contextos – tudo com autorização da Anac. A experiência comprovou a possibilidade de operar drones com o propósito de entregas.

É o início de uma mudança que agilizará as entregas em diferentes contextos ao colocarmos o uso de um modal aéreo em parte de uma rota de entrega”, declarou Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood. “Os drones complementam o serviço realizado pelos entregadores em parte do percurso, com a retirada do pedido em um droneport”, explicou.

O drone poderá realizar entregas com cargas de até 2,5 quilos em um raio de três quilômetros, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto.

Para Manoel Coelho, CEO e cofundador da Speedbird Aero, com o avanço da logística aérea não tripulada, as perspectivas de entrega se abrem para a ampliação do uso do equipamento. “A diminuição dos tempos de entrega, a redução de custos e das emissões de poluentes, e otimização do tráfego terrestre são apenas alguns dos benefícios dessa atividade inovadora”, afirmou.

A partir da autorização da Anac, o delivery com o uso de drones em parte das rotas amplia as possibilidades de atuação e o alcance em novas áreas. Como próximos passos, serão analisados novos locais e a viabilidade de operação para investimento em outras regiões do país.

Fase de experimentações

O iFood foi a primeira foodtech a realizar entregas por meio de drone com as aprovações das autoridades aéreas em toda a América Latina. O primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental foi obtido em 2020, para o modelo DLV-1 Legacy.

Na ocasião, o documento permitia a realização de voos BVLOS experimentais, no Shopping Iguatemi de Campinas (SP), o que permitiu um teste mais controlado e agilizou o transporte dos pedidos do restaurante até os entregadores. Foram realizadas mais de 300 entregas pelo iFood, com mais de 20 restaurantes parceiros na região.

Em 2021, no Nordeste, foram realizados novos testes para a entrega de refeições conectando dois municípios, entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe. O drone realizava um trajeto atravessando o rio Sergipe, a partir do Shopping RioMar Aracaju, e percorria 2,8 quilômetros até Barra dos Coqueiros. Esse percurso dura 5 minutos 20 segundos com o drone, sendo que o mesmo trecho por via terrestre demoraria entre 25 e 55 minutos.

Toda a operação é realizada pela Speedbird, por profissionais habilitados e preparados para a aeronavegabilidade dos drones, de forma completamente segura.

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