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Os vencedores da 5ª edição
O Estadão anunciou nesta terça-feira, 26, os vencedores da 5ª edição do prêmio Desafio Estadão Cannes. Os 13 jurados da premiação se reuniram nesta manhã para definir os ganhadores em quatro categorias: Branded Content, Criação, Vídeo e Brief Desafio. As campanhas vitoriosas foram criadas pelas agências F/Nazca S&S, David e Almap BBDO. Os vencedores recebem o troféu Ex-Libris, símbolo do Estadão, e viagem e inscrição para o Cannes Lions, que acontece entre os dias 17 e 21 de junho.
Ao todo, foram 101 inscrições, recorde do desafio. Finalistas foram 15 (leia mais a respeito aqui). Paulo Pessoa, diretor de Mercado Anunciante do Estadão, afirmou que o objetivo da premiação é ajudar o desenvolvimento de estratégias multiplataformas.
O vencedor da categoria Branded Content foi um case desenvolvido pelo Mídia Lab Estadão para o anunciante Diageo Brasil. A campanha “Cachaça, símbolo nacional” atingiu 32 milhões de pessoas. Estavam na disputa Almap (“Neymarketing Sem Neymar”) e Talent Marcel (“Fórmula 1”).
Em Criação, a vitória ficou com a campanha “Marcas Aliadas LGBTQ+”, da F/Nazca S&S para a Ambev/ Skol. O case consistia na “doação” da letra “L” da marca, patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, para a causa. A Skol convidou outras empresas anunciantes a fazer também uma “doação” de letra para formar o acrônimo LGBT. As marcas apareceriam sem essas letras nas redes sociais durante o mês de junho e fariam doações a quatro ONGs ligadas à causa (leia mais aqui). Participaram da campanha empresas como Bis, Trident, Quem Disse Berenice. Foram ao todo 16 marcas aliadas. Foram impactadas mais de 80 milhões de pessoas. A categoria tinha como finalistas Almap (“Neymarketing Sem Neymar”) e F.biz (“4x4 Dia Mundial de Jeep”).
A categoria Vídeo contou com um patrocinador exclusivo, a Teads. Quem ganhou foi a campanha “Whopper em branco”, da David para o Burger King. A ação foi realizada antes das eleições de 2018 e consistia em entregar a sanduíches incompletos a pessoas que contaram que pretendia votar em branco (confira mais detalhes do case aqui). O Estadão apontou que a campanha gerou mais de 2,8 bilhões de impressões. Foram finalistas Y&R (“Vivo Repense”) e Almap (“Quantos anos você tem?”).
Em Brief Desafio, que teve o tema “Conscientização Sobre Aceitação de Refugiados”, a dupla ganhadora é da Almap. O case vencedor é “Charges para o Futuro”, que consiste em utilizar desenhos de crianças refugiadas que servem de base para histórias de final feliz desenhadas pelos chargistas do Estadão. Uma das mensagens da campanha é “Quando você aceita um refugiado a história dele muda”. Estavam na disputa outras cinco duplas (Tech & Soul, Ogilvy, SunsetDDB, Dentsu e Y&R).
O júri foi composto pelos seguintes profissionais: Adriano Alarcon (CCO da F.Biz), André Marques (vice-presidente de Criação da WMcCann), Catia Luz (editora do Estadão), Daniel Lopes (editor do Estadão), Leandro Maraccini Claro (superintendente de Canais Digitais e Performance do Itaú), Marcio Fritzen (diretor executivo de Criação da Ogilvy), Glaucia Montanha (diretora geral de Mídia da Y&R), Keka Morelle (diretora de criação da AlmapBBDO), Larissa Magrisso (vice-presidente de Criação e Conteúdo da W3Haus), Marcelo Lenhard (CEO da Hands), Monika Cerqueira (head do Teads Studio), Paulo Ilha (vice-presidente de Mídia da DPZ&T) e Renata D’Avila (CSO da Fbiz).
Confira os cases vencedores aqui.