arrow_backVoltar

Desafios para 2024

WPP: resultado modesto em 2023 e foco em IA neste ano

22.02.24

O WPP Group apresentou nesta quinta-feira, 22, os resultados do quarto trimestre, encerrado em dezembro, e o balanço preliminar do ano. Na avaliação da holding, 2023 foi mais desafiador do que se esperava. O aumento da receita foi modesto: 0,9% sobre 2022 (com base em dados comparáveis), chegando a £ 11,8 bilhões (menos custos de repasse).

O quarto trimestre registrou crescimento orgânico de 0,3%. Nos EUA, principal mercado do grupo, houve queda de 4,5% na receita (resultado like-to-like) em função da redução de verbas de clientes das áreas de tecnologia, healthcare e varejo.

As expectativas da holding se voltam para investimentos que podem ser impulsionados pelos Jogos de Paris e pelas eleições nos EUA. À perspectiva positiva se soma o Super Bowl, que foi disputado neste mês, e foi a edição que bateu o recorde de audiência na história da NFL (com 123,7 milhões de pessoas acompanhando a final do campeonato, segundo dados da Nielsen).

Para Mark Read, CEO do WPP, as oportunidades de expansão estão na IA, nos dados e na tecnologia. “A inteligência artificial será fundamental para nossos negócios. Estamos abraçando todas as oportunidades que ela apresenta, colocando-a no centro de nossas operações e nossos trabalhos. Nossa plataforma de IA, a WPP Open, está sendo usada por mais de 30 mil pessoas no grupo, com crescente adoção por nossos clientes”, declarou.

O CEO do WPP salientou que, “embora 2023 tenha sido mais desafiador”, o grupo entregou “um desempenho resiliente para o ano”, que ele considerou como um período de ajuste.

Read disse ver mais estabilidade em 2024, com os clientes de tecnologia reforçando seus budgets. Como as eleições e as Olimpíadas tendem a elevar os investimentos em mídia, o cenário também se mostra positivo. Quanto ao Super Bowl, ele afirmou ao Financial Times que o Big Game é mais que um evento esportivo. É um evento publicitário. Apesar disso, o desempenho deste ano deve ser modesto, com crescimento de 1%.

Os planos da holding neste ano incluem um aporte de aproximadamente £ 250 milhões em tecnologia proprietária para apoiar os negócios baseados em IA e dados. Dentre os pilares estratégicos do WPP em 2024 está a construção de “marcas líderes de mercado” por meio de suas seis redes de agências: VML, Ogilvy, AKQA, Hogarth, GroupM e Burson (que entrará em operação em julho, fundindo a BCW e a Hill & Knowlton).

De acordo com o relatório, elas representam agora cerca de 90% da receita da holding. O documento indica ainda que o grupo espera “colher os benefícios de escala” da VML, lançada neste ano como resultado da fusão entre a VMLY&R e a Wunderman Thompson.

Desafios para 2024

/