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Boticário lança movimento e executiva do Grupo fala sobre sustentabilidade
Na primeira quinzena deste mês, o Grupo Boticário comunicou que estava transformando toneladas de plástico em espaços escolares (leia aqui), em campanha criada pela Soko.
Agora, como desdobramento do esforço e como parte da estratégia de sustentabilidade da companhia, o anunciante apresenta o movimento "Descarte com Responsabilidade", convidando o público a juntar resíduos plásticos de cosméticos de quaisquer marcas e levá-los a pontos de coleta do programa de reciclagem Boti Recicla.
Nesse contexto, a marca lança nas redes sociais o concurso "Primo Embaixador", promovido pela atriz Maisa Silva, que premiará o seguidor com a melhor ideia sobre como arrecadar o maior número de coleta de resíduos.
O vencedor receberá o título de "Primo Embaixador de Sustentabilidade do Boticário", tornando-se parceiro da marca para criação de conteúdo sobre sustentabilidade para os canais sociais do anunciante até o fim de 2021.
O premiado também ganhará um cartão-presente de R$ 5 mil para ser usado nas lojas físicas do Boticário em um ano e terá um encontro virtual com Maisa para falar sobre criação de conteúdo e sustentabilidade. Três finalistas levarão um kit de produtos sustentáveis de O Boticário.
Com o objetivo de encorajar os consumidores e a indústria a realizar o descarte correto, O Boticário também se uniu à artista plástica Paula Cruz para criação de ilustrações e stickers para redes sociais, sobre o tema "Descarte com Responsabilidade".
Renata Gomide, diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário, conta ao Clubeonline um pouco mais sobre a estratégia de sustentabilidade e de diversidade do anunciante. Espie, abaixo.
Clubeonline: A nova campanha do Grupo Boticário reafirma o compromisso da marca com a transformação socioambiental, com o anúncio da entrega de espaços escolares sustentáveis, montados a partir de embalagens cosméticas arrecadadas pelo Boti Recicla. Você pode nos contar um pouco mais sobre a iniciativa?
Renata Gomide: O Brasil é o quarto país que mais gera lixo plástico no mundo e mais de 50% dos resíduos gerados por cada pessoa é descartado de maneira incorreta. O Boti Recicla surgiu em 2006 visando minimizar esse descarte incorreto e é hoje o maior programa de reciclagem em pontos de coleta do país. Atualmente, o Boti possui cerca de 4 mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros e para participar basta levar as suas embalagens de cosméticos vazias de qualquer marca a um destes pontos. Elas serão coletadas e levadas para cooperativas homologadas para serem transformadas em matéria-prima para mobiliário, decoração de lojas e agora em espaços escolares. Este ano, serão entregues espaços sustentáveis em escolas públicas pelo Brasil, construídos a partir destas embalagens.
Clubeonline: Sobre o filme que divulga a transformação de plástico em espaços escolares (leia e veja aqui), a trilha foi composta com instrumentos musicais 100% reciclados, com cenário e figurinos produzidos com o viés de sustentabilidade. A ideia é estender esse conceito de produção - mais comprometido com o meio ambiente - também para outras peças publicitárias do Grupo que não estejam ligadas diretamente à temática do meio ambiente?
Renata: O filme lançado é uma ação do pilar de sustentabilidade do Boticário, que dá seguimento ao Projeto Planeta de Plástico - que proporciona uma experiência virtual em realidade aumentada e calcula a quantidade de resíduos produzida em casa. O conceito de sustentabilidade está no DNA do Grupo Boticário, que trabalha
pela preservação do meio ambiente desde 1990, quando foi criada a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Atualmente, o Boticário já trabalha com lojas pensadas para a redução de impacto ambiental, como uso de materiais e estrutura com menor geração de resíduo, processos com eficiência energética, sistema de reúso de água (utilizado na flagship de Pinheiros), revestimentos, elementos de decoração e materiais feitos a partir da reciclagem, além do uso de painéis de led para reduzir impressões e uso de papel.
Clubeonline: Em abril, o Grupo Boticário divulgou novas metas de diversidade e de meio ambiente, tendo se comprometido com a criação de um comitê voltado para realizar debates e fiscalizar metas ambientais, sociais e de governança da empresa. Quais serão as primeiras ações do comitê?
Renata: Recentemente, anunciamos os Compromissos Para o Futuro, com metas socioambientais para 2030, entre elas, reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros, transformando a realidade da gestão de resíduos no Brasil e mapear e solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado pela nossa cadeia. Em diversidade, queremos garantir a presença de 25% de pessoas negras na liderança corporativa e alcançar ao menos 50% de mulheres na diretoria até 2025. Temos avançado nesses objetivos: em 2021, 50% dos novos talentos contratados pelo GB são negros e as mulheres já representam 39% de nossos líderes. Já o Comitê Executivo de sustentabilidade e diversidade é um grupo dedicado exclusivamente às discussões das estratégias e metas de ESG. O grupo tem avançado gradativamente e constantemente promove iniciativas para ampliar o impacto positivo da empresa na sociedade.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.